As Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc) estão aptas para cumprir a implantação do curso de Medicina em Guanambi. Na manhã da quinta-feira (03/11), foi publicado, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria que autoriza a implantação da Faculdade no município baiano, expedida pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação.
Segundo a publicação, o processo tem o objeto de estabelecer obrigações e deveres entre as partes para a implantação e funcionamento do curso de Medicina no município de Guanambi, conforme previsto no Edital 6/2014.
De acordo com o Diretor Jurídico das FIPMoc, Dr. Élio Ribeiro Soares, este é o ponto final do Edital MEC/SERES 006/2014. “Temos um projeto que foi apresentado ao MEC e iremos cumpri-lo conforme o cronograma”, garantiu o diretor. Segundo ele, os próximos passos, para início dos trabalhos, é cumprir com o cronograma do Edital. “O início das atividades do curso de Medicina tem um prazo fixado, a contar da assinatura do Termo de Compromisso e apresentação da Garantia de Execução”, concluiu o diretor.
Polo Educacional
“Estamos levando um curso de Medicina de alta qualidade, com uma equipe de professores experiente e titulada, e faremos o nosso melhor para o curso ser um sucesso”, planejou a Professora Fátima Turano – Diretora Executiva e sócia proprietária das Faculdades Integradas Pitágoras. Para ela, Montes Claros tem uma relação de reciprocidade com Guanambi, por ter características parecidas. “As duas cidades são polo de desenvolvimento econômico e educacional com muita influência nas cidades circunvizinhas”, afirmou.
“Após apresentação da Garantia de execução e, assinatura do Termo de Compromisso aguardávamos a publicação no DOU, que torna público e oficializa nosso compromisso com Guanambi”, revelou Fátima Turano.
“Fizemos um planejamento estrutural e de pessoal, que será acompanhado pelo Ministério da Educação, prevendo a disponibilização de um prédio e utilização das Unidades Básicas de Saúde do município, bem como dos Hospitais, que atenda à proposta pedagógica prevista para o curso” completou a diretora.
Saúde Públcia
Além da função educacional, onde novos médicos serão formados pela FIP-Guanambi, a população guanambiense tem outros motivos para comemorar. “O projeto prevê, também, melhorias para os Postos de Saúde onde os alunos serão acompanhados de preceptores desde o primeiro período do curso, internato nos Hospitais da região em função do número de leitos disponibilizados pela Prefeitura e para culminar, a Residência Médica em Saúde da Família”, ressaltou a Diretora Executiva.
Para o próximo ano, fica a certeza de prosperidade, formação superior e conhecimento no sul da Bahia com as FIP-Guanambi.