redacao@jornaldosudoeste.com

Quem é Linker, o goiano sensação do YouTube

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Se tem algo que a internet proporciona é oportunidade. E são muitas as histórias de superação para se inspirar. Uma delas certamente é a de Irlando Silva Campos, mais conhecido como “Linker”. O goiano é um streamer que acumula mais de 443 milhões de visualizações no seu canal. Mas como ele conseguiu esse feito?

Jogos e fama na internet

Os jogos de navegador evoluíram muito nos últimos anos. É possível jogá-los gratuitamente sem instalar softwares (o que não requer espaço no disco rígido) e carregá-los em segundos. A inovação da indústria é um processo contínuo: novos formatos vão surgindo, e é nesse momento que os games abrem espaço para a monetização. Jogadores mais assíduos gostam de receber as atualizações e novos conteúdos em primeira mão, pagando pelo rápido acesso a novas ferramentas de jogos ou novos níveis. É aí que entram os streamers, como Linker.

Esses benefícios coexistem com gráficos realistas e jogos de estratégia de alta complexidade. As constantes inovações e possibilidades do setor gaming fazem com que os desenvolvedores atualizem os jogos e entreguem as mudanças pelo navegador da web, um método mais prático do que submeter os jogadores à necessidade de fazerem novos downloads. Atualmente o youtuber goiano se vale desses benefícios, mas nem sempre foi assim.

Nem tudo são flores

A caminhada para o sucesso e o reconhecimento não é fácil, mas são histórias de superação, como a de Linker, que nos emocionam e nos estimulam a persistir. Morador de Anápolis, há 55km da capital Goiânia, o bacharel em Ciências da Computação já havia tentado um pouco de tudo, como abrir uma pamonharia que não deu certo. Mas se a vida lhe deu uma pamonha, Linker devolveu com milho, ou melhor, milhões de visualizações.

Ele buscou trabalho por meses após o fracasso do empreendedorismo mas, sem retorno, decidiu começar sem pretensão um canal sobre jogos virtuais no YouTube, já que ele sempre se interessou pelo assunto. “Desde pequeno, eu sempre gostei de jogar e, como eu sou da área da computação, um amigo me deu a ideia e me falou: ‘Começa como hobbie e vai fazendo. Se começar com expectativa, pode não dar certo’, e foi o que eu fiz”, conta Linker.

A recompensa

O canal do goiano é focado em jogos de futebol, em especial “Fifa”. O conteúdo é dedicado ao modo online e, atualmente, possui quase 160 mil inscritos. Ele conta que trabalha jogando, que é como começa o seu dia, e se sustenta exclusivamente disso. Mesmo que pareça o emprego dos sonhos, é preciso disciplina. O youtuber revelou que dá trabalho, pois publica três vídeos por dia e, além disso, precisa estar sempre conectado para atualizar seus seguidores sobre as últimas novidades.

O que vem por aí

Streamers como Linker reconhecem nos jogos online uma oportunidade valiosa. Segundo o site InfoMoney, o mercado de games prevê movimentação de R$1 trilhão em 2023 e empresas grandes estão de olho nessa fatia, inclusive aquelas de outros segmentos, tais como Netflix e Magazine Luiza.

Muitas pessoas questionam certo interesse ao ver companhias ampliarem seu escopo para longe dos seus serviços principais. Mas a verdade é que, qualquer que seja a empresa, focar no negócio de jogos em si pode ser um movimento de expansões gigantescas. De acordo com uma pesquisa da consultoria TechNET Immersive, a indústria de jogos já é maior do que a musical e a cinematográfica juntas. Certamente vale a pena ficar de olho.

 

 

Fotos: Pexels

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745