Oportunidade de entrar em uma das áreas que mais cresce no mercado e possibilidade de ganhar em dólar tem atraído profissionais
Por: Raiff Ramalho/Higlobe In.
De acordo com uma projeção da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil terá, de 2021 a 2025, uma demanda de 797 mil talentos na área de tecnologia, uma média de 159 profissionais por ano. Outro fator importante é a possibilidade de crescimento salarial, visto que o setor oferece remunerações entre R$13 mil e R$15 mil para desenvolvedores seniores, segundo a consultoria de gestão Fox Human Capital.
Grande parte dessa alta se deve à globalização das empresas pelo mundo todo, impulsionadas pela pandemia de Covid-19. A carreira abriga profissionais de Ciência da Computação, Sistemas da Informação, Engenharia de Infraestrutura e Rede ou Análise de Sistemas. Nem todas as empresas exigem uma formação mais técnica, mas os interessados devem se lembrar de que o setor está em constante mudança e requer muito estudo e especialização.
“Trabalhar com TI abre portas para várias oportunidades, inclusive fora do país, já que o setor está aquecido no mundo inteiro. É importante destacar que as empresas buscam profissionais preparados, isso será um diferencial em meio aos concorrentes”, conta Samyra Ramos, Marketing Specialist da Higlobe, fintech americana para transferência de pagamentos internacionais que ajuda freelancers e contratados de empresas americanas a receberem seus pagamentos em dólar.
Para Raiff Ramalho, desenvolvedor da Higlobe, a profissão deu a ele grandes oportunidades. “A área da programação me chamou atenção não só pela dinamicidade, mas também pelas diversas oportunidades para a minha carreira. Hoje trabalho para uma empresa americana, mas posso fazer isso do conforto da minha casa”, afirma.
Para quem estiver disposto a investir na área e se tornar um profissional de tecnologia da informação, Raiff destaca três dicas importantes:
1- Invista em qualificação – Todos os dias surgem novas tecnologias, e por isso é importante estar sempre atualizado com o que está acontecendo no mundo. Caso esteja começando na profissão, é importante praticar códigos e aprender tudo sobre a linguagem de programação com a qual está trabalhando. Além disso, fique atento às vagas disponíveis no mercado, muitas empresas buscam profissionais temporários e isso pode ajudar a ganhar experiência para conseguir melhores oportunidades no futuro.
2- Aprenda inglês – Embora o idioma não seja uma barreira no dia a dia da programação, saber falar inglês é um diferencial e pode ajudar muito na caminhada na tecnologia. A fluência no idioma acaba sendo um ponto de destaque para candidatos em empresas estrangeiras, além de haver muitos termos em inglês no cotidiano da profissão. Nos estudos também é uma vantagem, já que a maioria dos artigos acadêmicos e documentos técnicos está escrito em inglês. Sem falar nos eventos importantes do setor que, em sua maioria, são realizados exclusivamente em inglês.
3- Participe de comunidades online – como em todas as profissões o networking é muito importante para conhecer pessoas que pensam como você. Algumas plataformas como Stack Overflow, Coderwall e Hashnode fornecem comunidades e fóruns para perguntas, discussões e conselhos para desenvolvedores em todos os níveis.