redacao@jornaldosudoeste.com

Queremos fazer política do ganha-ganha, diz Lula sobre Mercosul e UE

Publicado em

Presidente afirma que exigências europeias são inaceitáveis

por Paula Laboissière|Agência Brasil

Hoje, terça-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu temporariamente a liderança do Mercosul e declarou que os países membros do bloco estão buscando uma política de benefício mútuo com a União Europeia. Durante seu programa semanal “Conversa com o presidente”, realizado em Puerto Iguazú, na Argentina, Lula reiterou sua posição de que as exigências feitas pelos países europeus são inaceitáveis.

Lula afirmou: “Estamos aqui para discutir o futuro do Mercosul e aprimorar as relações entre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Também queremos preparar uma proposta de acordo com a União Europeia. Eles fizeram uma proposta, nós respondemos. Recebemos uma carta impondo condições, mas não a aceitamos. Estamos preparando uma nova resposta”.

O presidente ressaltou o objetivo de estabelecer uma política de benefício mútuo, destacando que não desejam adotar uma política em que apenas os europeus saiam ganhando, enquanto o Brasil perde. Lula citou como exemplo a exigência de abdicar das compras governamentais, o que acarretaria na morte de pequenas e médias empresas e na perda de empregos no país.

No programa, Lula também abordou as condições impostas pela União Europeia em relação a energias limpas. Ele argumentou que nenhum país tem autoridade moral para discutir co

Foto de Capa: TV Brasil

Deixe um comentário