Membros da oposição ao governador Rui Costa (PT) na Bahia nunca entenderam bem aquela vitória acachapante dele em primeiro turno em 2014, já que o homem era um ilustre desconhecido e motivo de piadas nos bastidores. E parece que também não estão entendendo o que está acontecendo no momento depois da desistência de ACM Neto (DEM), com uma revoada de prefeitos aliados correndo para os braços de Rui.
A conta sem sombras de dúvidas deve ser colocada no próprio ACM Neto (DEM), que passou mais de quatro anos promovendo sua imagem como o grande líder da oposição, e único capaz de derrotar o petismo na Bahia, e para surpresa de todos desistiu de ser líder no momento em que as forças de oposição mais precisavam dele, mesmo com a possibilidade da derrota iminente.
De modo que, atordoados deputados da oposição estão ficando preocupados com os resultados das urnas, aonde podem deixar de ter 20 membros e diminuir mais ainda esse número com a possibilidade real de se lançar dois candidatos contra Rui Costa, que são José Ronaldo (DEM) e João Gualberto (PSDB).
Na realidade todos eles estão pagando a língua por terem passado tanto tempo falando mal de Rui Costa, e achando que o homem não fazia política, só administrava o Estado. Na verdade Rui Costa calado demonstrando apenas trabalho e fazendo comunicação com a sociedade derrotou a todos, antes mesmo das eleições que ainda acontecem em outubro.
Com tantos prefeitos e tantas lideranças abraçando o projeto de Rui Costa, e com o total atordoamento visceral de membros da oposição, ficou mais do que claro que esse governador sabe fazer mais política do que o seu próprio criador, que foi Jacques Wagner, e que se continuar assim essa oposição não vai conseguir alinhar um grupo que seja capaz de derrotá-lo nem mesmo nas eleições de 2022. A história será a prova dos noves!