Por Ascom IDSB
No próximo mês de outubro, o IDSB, dará início à Capacitação de Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas. Este projeto é uma idealização do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano, que acontecerá nos municípios de Caetité, Guanambi, Poções e Vitória da Conquista, até o mês de dezembro.
Dentre outras temáticas, como meio ambiente, condições de trabalho, atividades laboral e pessoa com deficiência, a profissionalização consiste também:
-
No aprimoramento nos cuidados de idosos e crianças;
-
Programas e projetos que possam contribuir para a melhoria da condição de vida dos trabalhadores domésticos, por meio da qualificação profissional, educação para a cidadania, incluindo políticas unificadoras de gênero e raça;
-
Entrega de certificados.
Esse projeto integra os princípios e finalidades da Agenda Bahia do Trabalho Decente, criada em 2011 pelo Governo da Bahia, com o objetivo de estabelecer melhorias na atividade laboral, qualidade de vida, equidade salariais entre homens e mulheres e aumento na renda.
A Capacitação de Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas só pôde acontecer porque, primeiramente, o IDSB foi selecionado no 2º Edital do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), de 2013, para receber os recursos necessários, sendo aprovado pela Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE).
FUNTRAD
Criado em 2011, pelo Governo do Estado da Bahia, tem natureza contábil-financeira e é um instrumento de captação de recursos, proveniente de fontes diversas, exclusivamente destinadas para colaborar de forma subsidiária na implementação de ações de promoção do trabalho decente no Estado da Bahia.
O IDSB
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), além da qualificação profissional e social tem desenvolvido ações voltadas à economia solidária no Território do Sertão Produtivo, e, desde 2005, executa projetos qualificando jovens e adultos para o mercado de trabalho, ou empreender seu próprio negócio.
A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO
Na Agenda Bahia do Trabalho Decente, as trabalhadoras e trabalhadores domésticos são considerados um dos eixos prioritários de atuação para essa categoria. Diante desse contexto, a importância e representatividade desses trabalhadores, tem sido articulada uma série de ações que envolvem a profissionalização, qualificação, elevação da escolaridade, educação previdenciária, orientação trabalhista para empregados e empregadores.
No trabalho doméstico, duas características são marcantes: gênero e raça. Ao eleger o trabalho doméstico como prioritário da Agenda, reitera-se a importância da discussão da igualdade racial, considerando que a maioria dessas trabalhadoras são mulheres negras e, consequentemente, duplamente discriminadas. Para a formação das turmas, as inscrições encontram-se abertas. Maiores informações pelo telefone (77) 3421-4907.
VITÓRIA DA CONQUISTA
- ESCOLA ESTADUAL SÃO JOÃO BATISTA – VIADUTO DO GUARANI COM BAIRRO PETRÓPOLIS
- CRECHE CLUBE DE MÃES -RUA 15 DE SETEMBRO, Nº 11, B – BAIRRO ALTO DA CONQUISTA
- UNIÃO DE MULHERES DE VITÓRIA DA CONQUISTA – AV. DINAELZA COQUEIRO, Nº 44 / (ANTIGA AMAPÁ) BAIRRO IBIRAPUERA
- CENTRO DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO MARGARIDA ALVES – AV. FREI BENJAMIM, 380, 1º ANDAR PATAGÔNIA
GUANAMBI
- COLÉGIO PROFESSORA JOSEFINA TEIXEIRA AZEVEDO – PÇA. VEREADOR OTELINO FERREIRA COSTA – BAIRRO BRASILIA (PRÓXIMO AO PARQUE DE EXPOSIÇÃO)
CAETITÉ
- ESCOLA DE APLICAÇÃO ANEXA AO IEAT – PÇA. DA BANDEIRA, SN, BAIRRO SÃO JOSÉ
POÇÕES
- ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE PORFÍRIO – CENTRO