Um dos maiores objetivos da gestão do prefeito de Itambé, Eduardo Gama, é fortalecer as ações voltadas para a área da Agricultura e Meio Ambiente. Com essa intenção, um dos primeiros passos da nova Administração está sendo buscar formas de viabilizar a criação de uma Secretaria de Governo voltada para esta área.
As discursões para que este projeto seja colocado em prática já foram iniciadas. Na última quarta-feira, (25), a equipe do Governo Municipal e alguns profissionais da área se reuniram na Prefeitura para falar sobre a viabilidade e a importância que a Pasta terá para o desenvolvimento econômico do município.
Entre os participantes estava o vice-prefeito, José Moura (Bita) Gusmão, representando o prefeito Eduardo Gama que cumpria agenda administrativa em Salvador; a equipe de Agricultura e Meio Ambiente formada por Wanderlei Portela e Marcos Santos; o assessor da Secretaria de Administração, Eliseu Sousa; o professor de Geografia, Alécio Andrade; além de Márcio Soares da Cerâmica Confiança, representando os empresários locais; e o engenheiro agrônomo, Dalmar Gusmão.
No encontro, o grupo apresentou os benefícios que a criação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vai proporcionar para produtores rurais, criadores, organizações e empresários de Itambé. Todos defenderam que a iniciativa irá alavancar a economia local e gerar receita para o Município. Ainda no encontro, foi debatida a criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e as formas de habilitar o Município a emitir Licenciamento Ambiental Municipal.