redacao@jornaldosudoeste.com

Saiba o que dentistas estão fazendo para revolucionar a estética e a saúde dos pacientes

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Sorrisos ganham, literalmente, novos contornos com profissionais qualificados em diversos procedimentos

Por Central Press

Os números não mentem: além da alta demanda por checkups e tratamentos odontológicos convencionais, os pacientes estão cada vez mais interessados em aprimorar a estética do sorriso e do rosto como um todo. Esse comportamento, que parece ter vindo para ficar, está impactando o setor de maneira significativa. Dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) mostram que o Brasil conta hoje com 2,6 mil cirurgiões-dentistas especializados em estética facial, o triplo do que existia em 2019, quando a modalidade foi incorporada à Odontologia.

Sergio Bernardes, dentista especialista em Implantodontia e diretor de Novos Produtos e Práticas Clínicas da Neodent, destaca o aumento na procura por procedimentos que, com naturalidade, melhorem a estética, e a importância da integração entre as especialidades da Odontologia. “O tratamento pode envolver o alinhamento dos dentes com a ortodontia, cirurgias gengivais, clareamento ou realização de facetas em resina ou cerâmica, a instalação de implantes dentários com posterior reabilitação protética e, em alguns casos, até a harmonização orofacial com o uso de produtos injetáveis. Claro, cada caso é avaliado individualmente, mas a Odontologia oferece muitas possibilidades para a estética”, esclarece Bernardes.

As soluções, as técnicas e os tratamentos odontológicos têm se aprimorado, desempenhando um papel essencial na promoção da saúde bucal, de uma maneira geral. Segundo o especialista, um sorriso harmônico vai além da aparência, tendo a saúde bucal propriamente dita como fator principal. “Por trás de cada sorriso, há uma equipe de profissionais altamente qualificados, com profundo conhecimento teórico e prático. Não se trata apenas de lançar mão dos tratamentos de maneira superficial e isolada. Em primeiro lugar, devemos sempre priorizar a saúde do paciente, para depois pensar na estética, pois uma é consequência da outra. E a Odontologia envolve, assim, um conjunto de intervenções que resultam em um sorriso saudável e buscam um visual mais bonito”, avalia o diretor da Neodent. 

Investimentos em inovação

O setor odontológico tem, então, passado por uma grande transformação, que vai desde o investimento na digitalização até a expansão de produtos e soluções. Um dos avanços que continua a crescer no mercado é o uso dos implantes de cerâmica, como o Zi – Neodent® Ceramic Implant System, que aprimora ainda mais a estética do sorriso. O produto oferece qualidades semelhantes às dos implantes de titânio, mas com a vantagem de se assemelhar à raiz dos dentes e alta translucência, proporcionando um sorriso e uma estética mais naturais. 

Na área da ortodontia, os conhecidos alinhadores transparentes, como os da ClearCorrect, também oferecem muitas vantagens. Eles proporcionam mais praticidade para quem deseja corrigir problemas de alinhamento dentário de forma discreta, sem o uso dos tradicionais aparelhos metálicos. “Esses investimentos em tecnologia garantem que os pacientes alcancem resultados altamente estéticos, com mais conforto e praticidade, refletindo a revolução pela qual a Odontologia vem passando”, comenta a dentista especialista em Ortodontia e supervisora de Treinamento e Educação da ClearCorrect, Fernanda Santini.

Tudo isso está conectado, ainda, às tecnologias digitais que surgem a cada ano, algumas delas, inclusive, com o uso da Inteligência Artificial. Uma plataforma que vem transformando o mercado é o Smilecloud, que traz mais integração e automação e, com apenas alguns cliques, permite a personalização do sorriso dos pacientes com o auxílio da IA. Outras ferramentas de tecnologia avançada também ganham espaço nos consultórios, auxiliando cada vez mais a prática clínica da Odontologia. É o caso do scanner intraoral, como o STRAUMANN SIRIOSTM, que captura, em alta definição, imagens 3D das arcadas dentárias, substituindo procedimentos convencionais considerados desconfortáveis, como a moldagem. Isso não apenas aumenta a previsibilidade dos resultados, como também oferece uma experiência melhor e mais confortável para os pacientes.

Foto: Divulgação / Grupo Straumann

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745