redacao@jornaldosudoeste.com

Samba de Roda, fotografias e arte LGBTQUIA+ no Bem Bahia

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por: ASCOM/TVE Bahia

 

 

Nesta quinta-feira (06), o Bem Bahia mostra o grupo ‘Resgate Samba de Roda do Tombador”, de Alagoinhas. O programa também visita a exposição ‘Herança do Pai’, do fotógrafo João Machado, e o trabalho de ARTivismo negro LGBTQUIA+ do Coletivo Afrobapho. O Bem Bahia vai ao ar todas às quintas-feiras, às 22h, com horários alternativos às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30.

O programa de arte e cultura foi cair no samba em Alagoinhas. O grupo “Resgate Samba de Roda do Tombador” foi fundado em 2017, por Gilberto Borges, como forma inusitada de comemorar seus 50 anos. Formado por 30 pessoas, movimentou a comunidade do Tombador e, hoje, faz apresentações pelo estado.

O programa também foi visitar a exposição ‘Herança do Pai’ do fotógrafo João Machado. A mostra tem 23 fotografias selecionadas ao longo de duas décadas e traz um olhar original do artista sobre a romaria do Bom Jesus da Lapa. Uma conexão afetuosa com a história de seu pai, que participava da celebração todos os anos. A exposição dá sequência ao projeto ‘16 Ensaios Baianos’ da Fundação Pierre Verger, no Centro Histórico.

O Bem Bahia confere o trabalho do Coletivo Afrobapho, um movimento artístico negro, periférico e LGBTQIA+, que vem ganhando destaque através de produções audiovisuais e performances artísticas como ferramenta de mobilização e sensibilização social. O grupo levou o evento ‘Circuito Afrobapho de Artes Integradas’ para o bairro do Novo Horizonte, com o objetivo de democratizar o acesso à arte e cultura, e valorizar os artistas locais.

 

Foto de capa: Divulgação

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745