redacao@jornaldosudoeste.com

SÃO JOÃO DE PIRIPÁ 2018: SUCESSO DE PÚBLICO E CRÍTICA

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Vágner da Silva Santos

 

Depois do Carnaval, possivelmente são as festas juninas as maiores representantes da cultura popular do Brasil. Basta ver as multidões que se reúnem para celebrar o São João, Santo Antônio e São Pedro, especialmente no Nordeste. E em Piripá, Sudoeste do Estado da Bahia, não foi diferente. Com a responsabilidade de fazer o maior e mais tradicional São João do sudoeste baiano, a Prefeitura de Piripá, através da Coordenação de Cultura, montou, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo do estado da Bahia BAHIATURSA, uma programação diversificada e voltada para superar as expectativas dos piripaenses.

Figura 2 – Portal de Entrada do Circuito principal da festa
Figura 3 – Vila do Forró

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o tema “Arraiá Show de Bola”, o São João de Piripá 2018 levou todos os dias para o circuito do forró, montado na Praça da Bandeira, milhares de pessoas em busca de diversão embalados por uma programação diversificada, repleta de atrações e muita tradição. Famílias inteiras celebraram com muita alegria, dançando e se divertindo ao som de grandes artistas de nossa terra e cantores de bandas de renome nacional. Uma grande estrutura foi montada para receber a população que com o novo layout foi possível um maior controle no quesito segurança.

Figura 5 – Cantor Marlus Viana animou a plateia no 4º dia de São João.
Figura 4 – Cantor Frank Aguiar animou a plateia no 3º dia de São João.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além disso, o circuito alternativo da festa recebeu todas as noites, desde o dia 23 de junho, danças folclóricas, artistas locais, quadrilhas Juninas e muito mais.

Figura 6 – Apresentação de Quadrilha Junina no circuito alternativo
Figura 7 – Artista local anima os festeiros no circuito alternativo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Também durante os dias de São João, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente montou um alambique de barro e produziu cachaça na hora para os moradores e turistas que vieram prestigiar a festa. Além da cachaça quentinha, também foi servido um delicioso puxa-puxa de melado e um saboroso caldo de cana, tudo feito na hora

Figura 8 – Alambique de Barro produziu cachaça na hora durante as noites de São João.
Figura 9 – Preparação do puxa-puxa de melado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Até o dia 26 de junho o maior São João de todos os tempos recebeu grandes atrações para cultivar e celebrar a cultura de nossa gente. O São João de Piripá 2018 foi uma festa de muita alegria, mostrando que nossa cultura é um espaço de todos e para todos.

 

Foto capa: Figura 1 São João de Piripá 2018 foi sucesso de público durante os quatro dias de festa.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745