Por Antônio Novais Torres
A história e a vida de São Sebastião estão registradas nos diversos sites católicos. Dispensa, portanto, comentários a esse respeito.
São Sebastião, por tudo que fez e enfrentou em beneficio da fé católica, é um santo muito popular. É venerado e invocado como protetor contra a peste (doenças), a fome, a guerra e todas as epidemias.
Desde o ano de 1940, em Brumado, São Sebastião é cultuado e venerado por iniciativa do Padre Antonio da Silveira Fagundes, pároco local e, a comunidade católica que pediram proteção ao Santo por ocasião de uma epidemia (doença) que se alastrava na cidade e nos distritos. O milagre foi concedido, livrando o município da peste mortífera.
A partir daí, anualmente os católicos rezam missas em agradecimentos e louvor ao Santo, culminando em 20 de janeiro com uma procissão dos devotos que fazem em gratidão ao milagre. Muitas pessoa entendem que São Sebastião é o padroeiro de Brumado, entretanto, na realidade o padroeiro local é Senhor Bom Jesus que se comemora em 6 de agosto.
Com a sobra da festa realizada em 1942, (festeiro Fidelcino Abrantes de Oliveira, Fidelcino do sapé) a imagem foi adquirida por 200,00 cruzeiro e no ano seguinte com a sobra da festa fez-se a reforma do altar do santo que custou 300,00 cruzeiros.
Por conta do milagre alcançado o prefeito decretou feriado religioso municipal conforme reza a Lei nº 1.215 de 17 de junho de 1999 revogando a Resolução nº 01 de 23/01/1969 e a Resolução nº 7 de 26/05/1977 que regulavam parcialmente a matéria.
Nas Homilias de Dom Homero, ele dizia que, no século passado ouve uma epidemia de peste em várias localidades de Brumado. Também a fome assolava a região. Então, o padre da época fez uma consagração a São Sebastião, pedindo que livrasse Brumado da peste e da fome. A partir daí, São Sebastião tornou-se co-padroeiro da comunidade paroquial. Dessa forma, é comemorado com festa o seu dia 20 de janeiro. “Aqui em Brumado tornou-se Feriado Municipal”. (Declarações de Filomena Azevedo leite, professora Mena).
Em pesquisas e entrevista realizadas pelos alunos (3ª e 4ª séries) do Centro de Educação Maria Nilza Azevedo Silva, em 1999, consta na pag. 29 sob o título Festas Religiosas o seguinte: Cita que a festa religiosa mais querida do povo brumadense é a de São Sebastião, comemorada no seu dia com uma procissão. Além desta, são também comemoradas com a mesma devoção Senhor Bom Jesus, padroeiro de Brumado, Santa Terezinhae outras do calendário religiosoda cidade. (Nessaentrevista participou o Monsenhor Antonio Fagundes).
Muitas homenagens foram prestadas, em Brumado, em agradecimento ao Santo Milagroso pela graça alcançada: Rua São Sebastião localizada no bairro São Félix, Escola São Sebastião na fazenda Bastião, Associação de Caridade São Sebastião comunidade de Brumado, Bairro São Sebastião.
HINO A SÃO SEBASTIÃO: Composição de Esther Trindade Serra. Ela pertencia ao Apostolado Coração de Jesus na Igreja Matriz de Brumado.
HINO
Foste por Deus escolhido/para proteger a terra/contra o martírio da fome/contra a peste, contra guerra.
Tu és o Santo querido/que pela graça e virtude/Deus transformou num modelo/Para tua juventude.
Neste Dia venturoso/Tributemos gratidão/Pelos teus grandes milagres/Pela tua proteção.
Ó defende a nossa terra./Nosso augusto protetor/Contra a peste, a fome e a guerra./Não nos falte o teu favor.
O prefeito local em 2017 tentou através de um decreto defenestrar São Sebastião e São João como feriado municipal. Houve reação dos católicos, protestando contra essa medida que não foi adiante. “Ficou tudo como dantes no quartel de Abrantes”.