redacao@jornaldosudoeste.com

SÃO SEBASTIÃO E A COMUNIDADE CATÓLICA DE BRUMADO

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Antônio Novais Torres

A história e a vida de  São Sebastião estão registradas nos diversos sites católicos. Dispensa, portanto,   comentários a esse respeito.

São Sebastião, por tudo que fez e enfrentou em beneficio da fé católica, é um santo muito popular. É venerado e  invocado como protetor contra a peste (doenças), a fome, a guerra e todas as epidemias.

Desde o ano de 1940,  em  Brumado,  São Sebastião é cultuado e venerado  por iniciativa do Padre  Antonio da Silveira Fagundes,  pároco local e,    a comunidade católica que  pediram   proteção ao Santo por ocasião de uma epidemia (doença)   que se alastrava na cidade   e nos distritos.  O milagre foi concedido, livrando o município  da peste mortífera.

  A partir daí, anualmente os católicos rezam missas em    agradecimentos e louvor ao Santo, culminando   em 20 de janeiro com uma  procissão dos  devotos que  fazem   em gratidão ao milagre.  Muitas pessoa  entendem que São Sebastião é o padroeiro de Brumado,  entretanto, na realidade   o padroeiro local é Senhor Bom Jesus que se comemora em 6 de agosto.

 Com a sobra da festa realizada em 1942 (festeiro Fidelcino Abrantes de Oliveira, Fidelcino do sapé)   a  imagem foi adquirida por 200,00  cruzeiro e no ano seguinte  com a sobra da festa  fez-se a reforma do altar do santo que custou 300,00 cruzeiros.

Por conta  do milagre alcançado  o prefeito decretou feriado religioso municipal conforme reza a Lei nº 1.215 de 17 de junho de 1999  revogando  a Resolução nº 01 de 23/01/1969 e a Resolução nº 7 de 26/05/1977  que regulavam parcialmente a matéria.

Nas Homilias de Dom Homero, ele dizia que, no século passado ouve uma epidemia de peste em várias localidades de Brumado. Também a fome assolava a região. Então, o padre da época fez uma consagração a São Sebastião, pedindo que livrasse Brumado da peste e da fome.  A partir daí, São Sebastião tornou-se co-padroeiro da comunidade paroquial. Dessa forma, é comemorado com festa o seu dia 20 de janeiro. “Aqui em Brumado tornou-se Feriado Municipal”. (Declarações de Filomena Azevedo leite, professora Mena).

Em pesquisas e entrevista  realizadas pelos alunos (3ª e 4ª séries) do Centro de Educação Maria Nilza Azevedo Silva, em 1999,  consta na pag. 29 sob o título Festas Religiosas o seguinte: Cita que a festa  religiosa mais querida do povo brumadense é  a de São Sebastião,  comemorada  no seu dia com uma procissão. Além desta, são também comemoradas com a mesma devoção Senhor Bom Jesus, padroeiro de Brumado, Santa Terezinhae outras do calendário religiosoda cidade(Nessaentrevista participou o Monsenhor Antonio Fagundes).

Muitas homenagens   foram prestadas,  em Brumado, em agradecimento   ao Santo Milagroso pela graça alcançada: Rua São Sebastião localizada no bairro São Félix,  Escola São Sebastião na fazenda Bastião, Associação de Caridade São Sebastião comunidade de Brumado, Bairro São Sebastião.

HINO A SÃO SEBASTIÃO: Composição de Esther Trindade Serra. Ela  pertencia ao Apostolado Coração de Jesus na Igreja Matriz de Brumado.

HINO

            Foste por Deus escolhido/para proteger a terra/contra o martírio da fome/contra a peste, contra guerra.

            Tu és o Santo querido/que pela graça e virtude/Deus transformou num modelo/Para tua juventude.

            Neste Dia venturoso/Tributemos gratidão/Pelos teus grandes milagres/Pela tua proteção.

            Ó defende a nossa terra./Nosso augusto protetor/Contra a peste, a fome e a guerra./Não nos falte o teu favor.

O prefeito local  em 2017  tentou através de um decreto defenestrar São Sebastião e São João como feriado municipal. Houve reação dos católicos,  protestando contra essa medida  que não foi adiante. “Ficou  tudo como dantes no quartel de Abrantes”.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745