redacao@jornaldosudoeste.com

Saúde anuncia mais rigor nos Transplantes depois que 6 pacientes receberam órgãos com HIV

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Max Gonçalves Agência Voz

Depois que seis pessoas testaram positivo para HIV após receberem órgãos transplantados no Rio de Janeiro, o Ministério da Saúde anunciou que fará mudanças na Portaria que regulamenta o Sistema Nacional de Transplantes no Brasil.

O Ministério da Saúde deve tornar mais rigorosa a escolha de laboratórios que realizem os testes de infecção em processos de transplante de órgãos. No caso dos seis transplantados que testaram positivo, a explicação do governo do Rio foi de que o erro tenha acontecido na fase de testes realizados antes da autorização dos transplantes.

O governo federal, portanto, considera fundamental haver uma mudança nos critérios para a escolha dos laboratórios que farão os testes, depois do que aconteceu no Rio de Janeiro.

O Ministério da Saúde determinou uma auditoria urgente no sistema de transplantes do estado do Rio, com apuração se houve irregularidades, por parte do Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Também foi determinado que todas as doações de órgãos do Estado do Rio de Janeiro passem a ser feitas pelo Hemorio e que todo o material de doadores de órgãos que estavam sob a responsabilidade do laboratório onde ocorreu os problemas sejam novamente testados pelo Hemorio.

O governo federal determinou ainda que os pacientes que receberam os órgãos infectados pelo HIV recebem atendimento especializado.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744