Ações de secretarias estaduais e municipais de Saúde foram selecionadas em concurso sobre atendimento voltado à saúde da mulher
Por: AGÊNCIA SAÚDE
O Ministério da Saúde vai premiar iniciativas de secretarias municipais e estaduais de saúde que mais se destacam na melhoria do acesso à população nas ações de prevenção e controle do câncer de mama nos serviços de saúde. O objetivo é dar visibilidade às experiências bem-sucedidas no cuidado à saúde da mulher. Para isso, a pasta realiza, na próxima quarta-feira (07), às 11h, a cerimônia de premiação das cinco iniciativas selecionadas na primeira edição do Prêmio Prevenção e Controle do Câncer.
A transmissão será ao vivo.
A ação irá divulgar o trabalho das equipes estaduais e municipais de saúde, que envolva a prevenção, o rastreamento ou a detecção precoce do câncer de mama, além das melhorias e avanços na rede de saúde local, na linha de cuidado e assistência a este grupo da população.
Apresentadas em vídeos produzidos pelas equipes de saúde que compõem a rede de atenção oncológica, as iniciativas foram escolhidas por um comitê formado por técnicos do Ministério da Saúde e especialistas convidados. Ao todo, mais de 30 vídeos foram enviados à pasta pelos gestores locais.
O comitê levou em consideração critérios como, a capacidade para produzir melhorias de acesso; criatividade e inovação; alinhamento com as políticas de atenção à saúde e capacidade de resposta às crises.
As ações finalistas do concurso foram:
- Projeto Caminhos do Cuidar – Alagoinhas (BA);
- Programa Previne Mulher – Imbuia (SC);
- Estratégias do município de Balneário Piçarras (SC);
- Odontologia na Saúde da Mulher – Porto Belo (SC);
- Programa de Navegação de Pacientes com Câncer de Mama – São João de Meriti (RJ);
- Programa do Sistema de Informação do Câncer – Altamira (PA); e
- Unidades de Assistência de Alta Complexidade (Unacon) – Taubaté (SP).