Bate-papo virtual abordará desafios da comunidade nos cuidados com a saúde e como os profissionais precisam se preparar para oferecer acesso e acolhimento igualitário
Por: Brenda Messora
São Paulo, junho de 2021 – Nessa terça-feira (28), às 20h, acontecerá uma LIVE organizada pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+. Durante o bate-papo virtual, médicos da organização e convidados debaterão os principais desafios enfrentados para o controle do câncer nessa população.
O objetivo da ação é abordar o cenário em que vivemos, o papel das sociedades médicas na redução da disparidade no cuidado da saúde da população LGBTQIA+ (gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e transgêneros, queers, intersexuais, assexuais e outros) e melhorias necessárias para que profissionais ofereçam acesso e acolhimento igualitário para essas pessoas, que muitas vezes deixam de cuidar de si próprios por medo do preconceito.
Entre os participantes estão:
- Clarissa Mathias, presidente da SBOC;
- Angélica Nogueira, diretora da SBOC;
- Luciana Landeiro, oncologista clínica associada à SBOC;
- Elaine Frade, endocrinologista e especialista em reposição hormonal; e
- Marcelo Praxedes, ginecologista, obstetra e especialista em saúde trans.
A LIVE será aberta para o público geral com transmissão pelo Zoom e Facebook da SBOC.
SOBRE A SBOC – SOCIEDADE BRASILEIRA DE ONCOLOGIA CLÍNICA
A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) é a entidade nacional que representa mais de 2,5 mil especialistas em oncologia clínica distribuídos pelos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Fundada em 1981, a SBOC tem como objetivo fortalecer a prática médica da Oncologia Clínica no Brasil, de modo a contribuir afirmativamente para a saúde da população brasileira. É presidida pela médica oncologista Dra. Clarissa Mathias, eleita para a gestão do biênio 2019/2021.