Na manhã desta quinta-feira (12) o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou uma manifestação para alertar a sociedade sobre os problemas decorrentes do projeto de reestruturação da Caixa Econômica Federal. A mobilização faz parte do Dia Nacional de Luta contra o desmonte da CEF.
Às vésperas do aniversário de 156 do banco, a imprensa divulgou que a direção da Caixa pretende implementar um Plano de Demissão Voluntária (PDV), com uma previsão de 10.000 mil desligamentos, o que na prática vai representar um pior atendimento para a população e o aumento da sobrecarga de trabalho para os bancários.
Para o cliente, Bolivar Paiva, o projeto terá um impacto negativo para o público. “Se hoje já enfrentamos grandes filas e perdemos muito tempo no banco, quando dispensarem funcionários vai ficar mais complicado. A Caixa Econômica tem uma função social que será muito prejudicada. Não concordo com a reestruturação”, afirmou.
Nesse momento a luta contra o sucateamento das empresas públicas, como aponta Paulo Barrocas, presidente do Seeb/VCR. “O sindicato tem um papel importante nesse momento de organizar a categoria para que ela possa resistir contra esses ataques deste governo, que tem promovido o desmonte das empresas públicas para serem entregues à iniciativa privada. A Caixa é um patrimônio público que pertence ao povo brasileiro e precisamos mantê-la 100% para garantir que ela continue a cumprir seu papel social e não passe a servir ao mercado como deseja este governo”.