redacao@jornaldosudoeste.com

Seminário debate uso de ônibus movidos a eletricidade nas frotas de transporte público

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Evento promovido pelo MDR integra iniciativa financiada pelo Banco Mundial, por meio do projeto EletroMobilidade: transição para a eletromobilidade nas cidades brasileiras

Por: Brasil61

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), promoveu, nesta terça-feira (21), o segundo seminário voltado a discutir a implementação de frotas de transporte público coletivo movidas a eletricidade. A ação faz parte do projeto “EletroMobilidade: transição para a eletromobilidade nas cidades brasileiras”, que é uma parceria entre o Fundo de Tecnologia Limpa (CTF) do Climate Investment Funds (CIF), o Banco Mundial, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e o MDR.

O diretor substituto do Departamento de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos do MDR, Marcos Daniel dos Santos, participou da abertura do evento. Ele destacou a relevância da parceria entre os vários órgãos para fortalecer a pauta da mobilidade urbana.

“É importante abrir esse canal de diálogo e de trocas de experiências para discutir os desafios da eletromobilidade. Sabemos que é difícil tratar tanto da pauta da mobilidade quanto dessa transição energética e essa troca de experiências é muito importante”, resumiu Santos.

O webinário teve como tema “Desafios e Oportunidades para o financiamento da Eletromobilidade”. O objetivo central do evento foi compartilhar com o público questões e pontos de vista sobre o potencial da eletromobilidade na transição para o transporte público com zero emissões de gases poluentes. Além disso, foram apresentadas oportunidades de investimento ao setor privado.

Assessora de investimentos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Ana Cristina Zornig Jayme explicou que todas as cidades brasileiras podem, e devem, começar a debater e planejar a execução de projetos de transporte público coletivo movidos a eletricidade.

“Aquelas cidades que estão com essa disposição de querer abraçar um projeto de eletromobilidade têm que estar muito abertas a explorar novos modelos de negócios, a desenvolver essas competências e os arranjos de governança precisam ir além daquilo que a gente conhece”, apontou.

Confira no vídeo abaixo a íntegra do debate:

Foto da Capa: Divulgação/MDR

Fonte: Brasil 61

1 comentário em “Seminário debate uso de ônibus movidos a eletricidade nas frotas de transporte público”

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745