Com o objetivo de fortalecer a Cadeia Produtiva do Leite no Território de Identidade Velho Chico, foi realizado no domingo (19), na Câmara municipal de Riacho de Santana, o seminário ‘A produção de leite a pasto, escolha e implantação de uma unidade demonstrativa de leite’. O evento reuniu produtores de leite dos municípios Riacho de Santana, Igaporã, Matina e Malhada de Pedras.
Promovido pela Federação de Associações do Estado da Bahia (Faesbah), em parceira com o Conselho de Desenvolvimento Territorial de Identidade Velho Chico e a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, o seminário teve início às 9h, com a palestra sobre a Produção de Leite a Pasto, proferida pelo superintendente Marcelo Mattos, da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia. Ele destacou a necessidade do produtor de leite buscar inovação para a melhoria da produção. “É necessário que o produtor esteja aberto às mudanças, e disposto a desenvolver ações que possibilite a sobrevivência financeira de seu empreendimento”.
Mattos destacou, também, a disposição do Governo do Estado em intensificar as ações para o fortalecimento da bovinocultura de leite da agricultura familiar, por meio do Projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia.
No período da tarde, a programação incluiu a implantação de Unidade Demonstrativa de Leite em propriedade de agricultor familiar. Entre as atividades desenvolvidas estão a escolha da área para intensificação do uso da palma forrageira, coletas de amostra de solo para análise, intensivo da palma forrageira utilizando o GPS, coleta de amostra de água para análise da qualidade para irrigação, escolha da área para intensificação do uso da pastagem, pactuação de agenda de compromissos entre a família do produtor, o responsável pela assistência técnica e supervisão Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, entre outras.
Presente no seminário, a ex-diretora da Suaf, Elisabete Costa (foto), destacou que o que a atividade agropecuária desenvolvida pela agricultura familiar é a base da economia do município de Riacho de Santana. “A produção de leite é uma das atividades que compõem a renda dessas famílias. Por isso a importância de discutir tecnologias simples e de baixo custo, porém com grande eficiência para o aumento da produção de leite pelos agricultores familiares”.
Participaram também o evento representante do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) Bom Jesus da Lapa, técnicos da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).