Por Assessoria de Comunicação Iphan
A Semana do Licenciamento Ambiental e Gestão do Patrimônio Arqueológico, promovida pelo Instituto do Patrimonio Histórico e Artísitico Nacional (Iphan), vai colocar em pauta diversos aspectos da gestão do Patrimônio Arqueológico Brasileiro. O Seminário Perspectivas da Gestão do Patrimônio Arqueológico tem o objetivo de proporcionar aos gestores um momento de debate e discussões sobre os procedimentos relativos à proteção, gestão e difusão.
Promovido por meio do Centro Nacional de Arqueologia, o seminário vai contar a conferência de abertura A Construção de uma Política Nacional de Gestão do Patrimônio Arqueológico, proferida pelo diretor do Centro Nacional de Arqueologia (CNA/Iphan), Flávio Calippo. Na programação estão mesas de discussões compostas por liderança indígena, arqueólogos, museólogos, pesquisadores da área, representantes o Iphan e da Funai, professores e profissionais da área. Serão três mesas com os temas: A participação dos povos indígenas e das comunidades tradicionais na pesquisa arqueológica e na gestão das coleções, A Educação Patrimonial na Arqueologia e sua aplicabilidade no Licenciamento Ambiental e Gestão de Acervos Arqueológicos: coleta, descarte e acesso às coleções.
Já estão abertas as inscrições para o Seminário Perspectivas da Gestão do Patrimônio Arqueológico que é gratuito e acontecerá no dia 24 de outubro, de 8 às 14 horas, no auditório do Ministério do Turismo, Esplanada dos Ministérios, Bl. U – 2º/3º andar, em Brasília, no Distrito Federal. Mais informações sobre o evento podem ser adquiridas pelo e-mail cna@iphan.gov.br ou por meio do telefone (61) 2024 6300.