redacao@jornaldosudoeste.com

Sesab alerta para surto de sarampo na BA

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Órgão confirmou um caso de importação da doença em Porto Seguro, no sul da Bahia, e outros dois na capital baiana. Mobilização acontece no dia 10 de agosto.

 

Por G1 Bahia*

 

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou um alerta para o surto de sarampo na Bahia, na última segunda-feira (29), após três casos importados da doença no estado serem confirmados.

Segundo informações da Sesab, o primeiro caso foi de uma pessoa que mora em São Paulo e chegou em Porto Seguro, no sul da Bahia, em junho deste ano. Os outros dois foram de uma pessoa que estava em São Paulo e chegou em Salvador e de uma menor de 12 anos que viajou para Espanha e retornou para a capital baiana.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a confirmação dos três casos foi o motivo para o alerta de novos casos associados à importação da doença. O órgão informou que trabalha para a adoção de medidas para prevenção de surtos para detecção precoce da doença.

A Sesab informou que os principais sintomas do sarampo são tosse, em geral seca e irritativa; febre alta; coriza, sensibilidade à luz; manchas vermelhas na pele e dores no corpo.

Entre as complicações que podem advir da doença estão: infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou parto prematuro.

A recomendação para os profissionais de saúde é de que seja feita a notificação de todos os casos de suspeita de sarampo, independente da idade e da situação vacinal anterior.

Ainda segundo a Sesab, o sarampo afeta principalmente crianças menores de 5 anos, especialmente as mal nutridas e bebês não vacinados, mas pode acometer também pessoas em qualquer idade não vacinadas.

*Com edição da redação do JS

 

Foto de Capa: Divulgação/Prefeitura de Salvador.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745