A política pública de Economia Solidária executada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) foi apresentada na noite da quarta-feira 19, no Auditório Professor João Gonçalves (PAF-1), da Universidade Federal da Bahia (campus Ondina) pelo secretário Álvaro Gomes.
Atividade organizada pela disciplina Política Públicas, cujo professor é o cientista político Milton Júlio de Carvalho Filho, professor adjunto da UFba, foi dirigida especialmente aos alunos do curso de Bacharelado Interdisciplinar. Os presentes participaram ativamente dos debates até as 22h30.
Titular da Setre Álvaro Gomes falou que, em tempos de crise no emprego, quando as oportunidades de ocupação formal do trabalho, simplesmente desaparecem, “a Bahia está construindo uma união estável entre a Economia Solidária e os empreendimentos formais e informais, construídos por homens e mulheres da capital e interior”.
Destacou, ainda, que o objetivo desta politica pública do governo da Bahia tem sido a de fomentar a produção e a comercialização de produtos de Economia Solidária, “com o cunho do associativismo e do cooperativismo”. Citou, como exemplos, a criação dos Centros Públicos (Cesol) e o apoio aos catadores de resíduos sólidos.
Durante o encontro, também expuseram politicas publicas os gestores de cultura Ugo Barbosa de Melo e Salina Rachid, que abordaram a Lei Cultura Viva do Ministério da Cultura (Minc) e Moysés Toniolo que tratou de politicas públicas na área da saúde. O ciclo de debates da Ufba iniciado dia 5 termina no próximo dia 26.