A Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, recebeu na manhã desta quarta-feira (13), na sede do Creas [Centro Especializado em Assistência Social], os representantes da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).
Na oportunidade, foi iniciada a Oficina Temática sobre Violação de Direitos. Neste primeiro momento, a ação foi voltada para os 19 trabalhadores resgatados de situação análoga à de escravo, com o intuito de diagnosticar os perfis de cada um para delineamento do Curso de Qualificação que será oferecido.
A Oficina segue hoje e nos próximos dias com a participação da equipe da Assistência Social e de representantes de vários órgãos e entidades do município como o Sinebahia, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Ministério Público, Creas, Cras [Centro de Referência em Assistência Social], entre outros.
De acordo com a Secretária de Assistência Social, Norma Gama, que não mediu esforços para buscar este apoio das Secretarias Estaduais, o objetivo desta mobilização é focar, através dos serviços socioassistenciais, nas ações de prevenção, atendimento e acompanhamento de indivíduos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e violação de direitos.
Conforme o prefeito Eduardo Gama, a intenção primordial é sensibilizar a rede socioassistencial para debater o tema e as formas de prevenir o problema. “Nosso intuito é capacitar os servidores que lidam diariamente com as violações de direitos, a fim de fortalecer cada vez mais a nossa rede de proteção social no município”, destacou o prefeito.