Programa visa difundir e valorizar a música de concerto no sudoeste baiano e conta com direção musical do maestro João Omar de Carvalho Mello
Por Afonso Ribas/Ascom
Estreia hoje, 17, às 19 horas, na programação da Uesb FM, o Sinfonia Neojiba, programa educativo selecionado através de edital para o Uesb Comunidade, quadro que vai ao ar de segunda-feira a domingo na grade da emissora e abre espaço para que entidades da sociedade civil e militar, movimentos sociais, instituições de ensino público, além de servidores e discentes da Universidade, possam dar vazão às suas produções.
Com conteúdo voltado para a área da Cultura e História, o Sinfonia Neojiba tem como objetivo difundir e valorizar a música de concerto no sudoeste baiano. Para fazer isso, o programa vai dar destaque à vida e obra de grandes compositores nacionais e internacionais, bem como entrevistar maestros, regentes e outros profissionais responsáveis por projetos e iniciativas musicais de Vitória da Conquista e da região, como orquestras sinfônicas, grupos de canto coral, entre outros.
“Com a realização desse programa, nós esperamos contribuir para a diversidade de músicas que são apresentadas nas rádios de Vitória da Conquista, e eu estarei presente para fazer alguns comentários sobre autores, obras e curiosidades da música de concerto. Estamos muito felizes com a novidade e esperamos que a comunidade possa curtir esse maravilhoso mundo da música que temos a apresentar”, afirmou o diretor musical do programa e coordenador do Núcleo Territorial Neojiba de Vitória da Conquista, João Omar de Carvalho Mello.
O Sinfonia Neojiba é uma realização do Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), Governo do Estado da Bahia e Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Na edição de estreia do programa, o entrevistado será Eduardo Torres, Mestre em Regência Orquestral, pianista graduado pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e integrante da Orquestra Sinfônica da Bahia. Ele é diretor musical do Neojiba em todo o Estado e assinou a direção musical do Faixa Neojiba, programa de rádio que inspirou o Sinfonia e foi transmitido através de uma parceria com a Rádio Vida FM, de Salvador, entre 2012 e 2015.
Sobre o Neojiba
Criado em 2007, o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos, o Neojiba atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos.
Serviço
Programa Sinfonia Neojiba
Onde: Uesb FM 97.5 / http://www2.uesb.br/radio/
Data: 17 de abril (sábado)
Horário: 19 horas