Medida visa a reduzir a mortalidade materna decorrente da pré-eclâmpsia, causada pela hipertensão na gravidez, e fortalecer a Rede Alyne. Uso do cálcio reduz em até 55% o risco do distúrbio
Por Agência Gov | Via Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde publicou neste mês orientação aos profissionais de Atenção Primária à Saúde para a suplementação de cálcio no atendimento a gestantes que realizam o acompanhamento pré-natal pela Rede Alyne. A rede é a principal estratégia do SUS para fortalecer o pré-natal e reduzir as desigualdades no cuidado materno e infantil. E a suplementação de cálcio tem o objetivo de ajudar na prevenção de distúrbios hipertensivos na gestação.
A hipertensão na gravidez é fator de risco para a ocorrência da pré-eclâmpsia, que está entre as principais causas de mortalidade materna no Brasil. O distúrbio pode levar a complicações graves, como parto prematuro e óbito materno e neonatal. Para combatê-lo, o Ministério da Saúde publicou a Nota Técnica Conjunta nº 251/2024, estabelece a suplementação universal de cálcio para gestantes.
A medida, baseada em recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e já prevista no protocolo de atenção ao pré-natal de baixo risco do Ministério da Saúde desde 2012, integra a Rede Alyne.
“Esse é um avanço fundamental na nossa estratégia de redução da mortalidade materna. Com essa iniciativa, fortalecemos a Rede Alyne e reafirmamos nosso compromisso com a saúde das mulheres, principalmente aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade, garantindo um pré-natal mais seguro e acessível a todas. Nosso compromisso é com o Brasil onde todas as mães tenham acesso ao cuidado e à dignidade que merecem”, acredita a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Por que suplementar cálcio?
Estudos mostram que a suplementação diária de cálcio reduz em até 55% o risco de pré-eclâmpsia. “A condição pode se manifestar a partir da 20ª semana de gestação e levar a complicações graves, como insuficiência hepática, insuficiência renal, descolamento prematuro de placenta e restrição do crescimento fetal”, explica a coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Mulheres, Renata Reis.
Desde 2011, a OMS recomenda a suplementação de cálcio para gestantes com baixa ingestão do nutriente ou em situações de alto risco para pré-eclâmpsia. No Brasil, dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (2017-2018) apontam que mais de 96% das mulheres adultas consomem menos cálcio do que o recomendado, reforçando a necessidade da oferta universal do suplemento.
Como será feita a suplementação no SUS?
A nova diretriz recomenda que todas as gestantes recebam suplementação diária de cálcio, seguindo este protocolo:
- Público: todas as gestantes atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS), com início da suplementação a partir da 12ª semana de gestação até o parto;
- Dosagem: dois comprimidos diários de carbonato de cálcio (1.250 mg, equivalente a 1.000 mg de cálcio elementar);
- Prescrição: pode ser feita por médicos, enfermeiros e nutricionistas das equipes da APS;
- Cuidados na administração: o suplemento não deve ser ingerido junto com a suplementação de ferro, sendo necessário um intervalo de duas horas entre os suplementos para garantir a absorção adequada de cada um.
Equidade em saúde
Criada para enfrentar a mortalidade materna e infantil, a Rede Alyne estrutura ações para um pré-natal seguro, com acesso oportuno e qualificado. A iniciativa prioriza gestantes em situação de vulnerabilidade e coloca no centro da política pública a redução das desigualdades raciais no acesso à saúde materna e infantil.
A inclusão da suplementação universal de cálcio na Rede Alyne reforça a importância de um pré-natal completo, acessível e baseado em evidências científicas, para que as gestantes tenham acesso não apenas ao suplemento, mas também a um conjunto de cuidados essenciais. Isso inclui o fortalecimento da nutrição materna, com base nas diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira.
Próximos passos: acesso e distribuição
A distribuição do suplemento de cálcio será feita dentro do planejamento da assistência farmacêutica do SUS, com responsabilidade compartilhada entre estados, municípios e o Distrito Federal. A implementação da medida será acompanhada pelas equipes da APS, garantindo que as gestantes tenham acesso ao suplemento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Foto: Rodrigo Nunes/ MS
Cette procédure protège contre la fraude et
garantit que vous êtes légalement autorisé à
jouer.
Toutefois, utiliser ces ressources peut enlever une partie
de la magie de la chasse.
Questo deve essere semplice da contattare, reattivo e in grado di fornire
soluzioni rapide ed efficaci.
Li potrai leggere recensioni e testimonianze
che possano fornirti informazioni preziose sulla qualità del servizio offerto, l’affidabilità del sito e la soddisfazione dei giocatori.
Questi strumenti sono essenziali per scongiurare ramificazioni negative, tipiche di un approccio patologico al gioco d’azzardo.
Troglo Degusto vous propose une chasse au trésor d’halloween pour
les enfants de 3 à 8 ans dans une ancienne carrière souterraine,
à 50m sous la terre.
Normally I don’t read post on blogs, however I wish to say that this write-up very pressured
me to try and do so! Your writing taste has been surprised
me. Thank you, quite nice article.
It’s an awesome piece of writing designed for all
the online users; they will get advantage from it I am sure.
These are in fact fantastic ideas in regarding blogging. You have touched some fastidious factors
here. Any way keep up wrinting.
Giocare online segue le stesse regole dei giochi tradizionali, ma si scommette elettronicamente sulla mano
che viene distribuita.
In fin dei conti, la scelta tra un casinò non AAMS o uno italiano dipende dalle preferenze
individuali e dalle priorità del giocatore.
La chasse au trésor d’Halloween est sur le modèle des autres chasses aux
trésors que j’ai déjà créées gratuitement.
On agrandit la collection des mini chasses aux trésors de saison avec la chasse
au trésor d’Halloween !
Un email a été envoyé à l’adresse correspondant à votre
compte.
L’ideale è potersi affidare a personale competente in grado di gestire una vasta gamma di questioni, dalle domande sui bonus
e sulle scommesse ai problemi tecnici e alle procedure di
prelievo.