Da Redação (*)
O Ministério Público Federal instaurou Inquérito Civil Público para investigar supostas fraudes em licitação e na contratação de uma Cooperativa de Saúde pela Prefeitura Municipal de Carinhanha, na gestão do ex-prefeito Paulo Elísio – Paulo de Yonara – Cotrim (PT), entre 2013 e 2016.
De acordo com a denúncia que justificou a abertura do procedimento investigatório, a Prefeitura Municipal de Carinhanha, na gestão do ex-prefeito Paulo Elísio – Paulo de Yonara – Cotrim, contratou a Cooperativa de Trabalho de Saúde do Brasil (Coosb) para atender à prestação de serviços de Saúde Hospitalar, Atenção Básica à Saúde [Unidades do Programa Saúde da Família e Programa Agentes Comunitários de Saúde], Vigilância à Saúde Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Laboratório Municipal e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), entre setembro e dezembro de 2015, por pouco mais de R$ 2 milhões. Á época, o titular da Secretaria Municipal de Saúde era o hoje vereador Ronaldo Moreira Teixeira Cassiano (PT).


(*) COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA NA BAHIA
Outro lado
A reportagem do JS não conseguiu localizar o empresário e ex-prefeito Paulo Elísio – Paulo de Yonara – Cotrim e o ex-secretário municipal de Saúde e hoje vereador Ronaldo Moreira Teixeira Cassiano, ambos do Partido dos Trabalhadores, para que pudessem comentar a decisão do Ministério Público Federal de abrir um procedimento investigativo e apontar as providências que pretendem adotar em suas defesas.
O ex-prefeito teria afirmado ao Blog Alerta Bahia que o processo licitatório foi realizado, mas que não saberia dizer se o valor contratado [mais de R$ 2 milhões] teria sido efetivamente gasto. Segundo o Alerta Bahia, o petista Paulo Elísio – Paulo de Yonara – Cotrim disse estar tranquilo e que vai aguardar os desdobramentos da investigação, que ressaltou, faz parte das atribuições do Ministério Público Federal.
Também ao Alerta Bahia, o ex-secretário municipal de Saúde e atual vereador Ronaldo Moreira Teixeira Cassiano (PT), disse que as prestações de contas do período em que esteve à frente da pasta teriam sido aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde, pelo Tribunal de Contas dos Municípios e por todos os órgãos e instâncias de controle, “sem nenhuma ressalva na área da Saúde”, apontou.