Segundo avaliação de especialistas do SUS, a população que vive com HIV/AIDS tem 25 vezes mais chances de ter tuberculose e o risco de óbito por causas relacionadas é 300% maior
Por Alan Rios/ Agência Brasil 61
O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer testes de detecção de tuberculose para pessoas que vivem com HIV/AIDS. O Ministério da Saúde anunciou que irá adquirir um exame que avalia a urina do paciente, diferente dos métodos tradicionais, que detectam a presença da micobactéria no escarro, sendo mais preciso e facilitando a detecção da doença.
A implementação é uma estratégia de especialistas da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que observaram que a população que vive com HIV/AIDS tem 25 vezes mais chances de ter tuberculose e o risco de óbito por causas relacionadas é 300% maior.
Segundo dados do Boletim Panorama Epidemiológico da Coinfecção TB-HIV no Brasil, em 2017 foram notificados 74.849 casos novos de tuberculose no Brasil. Dentre esses, 8.515 apresentaram resultado positivo para o HIV.