Objetivo do projeto é ampliar a oferta de energia renovável no estado
por Agência Brasil 61
Na Bahia, os municípios de Tanque Novo e Caetité contam com um investimento de R$ 1,15 bilhão no Complexo Eólico Tanque Novo que conta com um total de 40 aerogeradores distribuídos em 7 parques eólicos, com capacidade instalada total de 180 Megawatt (MW). O investimento está sendo feito pela CGN Brasil Energia.
Nos primeiros 3 meses de 2023, a energia eólica produzida na Bahia representou 34,25%. Trata-se da maior geração desse tipo no Brasil. A energia solar gerada foi de 19,72%, a segunda maior do país. As informações são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Em 2012, a maior parte da energia da Bahia era proveniente da fonte hídrica 59% e a contribuição de 36% da energia térmica, era majoritariamente movida a biomassa. Nos dias de hoje, a situação é diferente: 65% da energia do estado vem de fonte eólica devido aos 227 parques de energia eólica, em funcionamento no estado.
De acordo com o governo da Bahia, estão previstos 176 novos parques eólicos, que injetarão investimentos privados de R$ 24 bilhões e preveem gerar mais de 89 mil empregos em toda a cadeia produtiva na construção dos parques, fazendo a Bahia ultrapassar 10 gigawatts (GW) em potência instalada.