redacao@jornaldosudoeste.com

Talentos baianos nos EUA: jovens ganham bolsa em universidade americana

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

EducationUSA organiza a maior feira para estudos nos EUA em Salvador, dia 15 de abril. Evento gratuito.

Por: Hanna Melo/LGA Comunicação

O jovem de Vitória da Conquista, José Guilherme Luz Silva tem 19 anos e um currículo impressionante. O baiano foi o primeiro brasileiro selecionado para representar o país em uma simulação da ONU em Bali, na Indonésia, concorrendo com 35 mil inscritos. Esteve entre os 1mil selecionados para um curso do STF e CNJ sobre Direito Constitucional, é medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e na Olimpíada Internacional de Medicina, onde ganhou uma bolsa de estudos para Minerva University, Califórnia.

Agora, ele vai para Bowdoin College, no Maine, Estados Unidos, pois acaba de ganhar uma bolsa com tudo pago para estudar Relações Internacionais. O objetivo dele é claro: voltar para o Brasil e trabalhar na área diplomática do setor público brasileiro.

“O meu objetivo em trabalhar nessa área é causar um impacto positivo na sociedade e acabar contribuindo para um bem maior. Na carreira da diplomacia, eu acredito que tenho esse poder e capacidade de promover acordos entre governos para avançar em pautas de justiça social, promover sustentabilidade ambiental, aumentar a segurança pública. Eu já tinha tentando aplicar sozinho para uma universidade dos EUA, em 2021, mas é um processo muito complicado e na primeira vez não deu certo. Uma amiga me apresentou para o EducationUSA e com a orientação certa, eu consegui a minha oportunidade,” conta José Guilherme.

Investir em uma oportunidade americana exige paciência e conhecimento. O EducationUSA, a rede oficial do Departamento de Estado norte-americano, se dedica a disseminar informações sobre as mais de 4.700 universidades a nível de graduação e 1.700 programas de mestrado e doutorado.

“A primeira coisa que precisamos fazer quando temos uma meta de estudar nos Estados Unidos é buscar uma informação oficial, e o EducationUSA é essa ponte. Temos orgulho de viajar e abrir espaços gratuitos para promover conversas entre brasileiros e os recrutadores de universidades renomadas,” afirma Marina Martins-Ide

Para aproximar os brasileiros com mais de 45 universidades americanas, a rede promove a Feira EducationUSA 2023 dia 15 de abril, em Salvador. O evento gratuito e aberto ao público será no Fiesta Bahia Hotel, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, 741, Itaigara, Salvador.

De salvador, a assessora de investimentos Débora Senna, de 26 anos, veio de uma família humilde, com pouco acesso à educação. Cresceu com curiosidade para descobrir o mundo e contou com a orientação da rede EducationUSA para conseguir uma vaga no curso de administração em Babson College, Massachusetts. Hoje, ela mora em São Paulo e usa todo o aprendizado para inspirar outros jovens a empreender.

“Meu plano é inspirar a jovens a empreenderem e investirem no espaço de tecnologia. É um campo com muitas oportunidades, principalmente para pessoas que estão construindo suas próprias histórias, existe um nicho para inovação muito forte”, diz Débora.

Foto de capa: Freepik

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745