redacao@jornaldosudoeste.com

Tendências de consumo: os efeitos da inflação nas decisões de compra cotidianas

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

A inflação continua a ter impacto nas decisões de compra: estas são as tendências de consumo que você precisa saber

Por: Marciel Oliveira 

Vimos grandes mudanças no comportamento do consumidor ao longo de 2020 e 2021, e o ano passado trouxe mais variações. Embora a pandemia de Covid-19 tenha alimentado grande parte dessa turbulência inicialmente, recentemente a escassez de mão de obra, as tensões geopolíticas, a volatilidade do mercado de ações e a inflação se tornaram forças dominantes, com a inflação sendo o principal impulsionador das tendências de consumo durante 2022.

No Brasil, no mês de dezembro de 2022, o índice da inflação fechou em 5,79%, cifra mais elevada desde 2017 (com exceção de 2021, que viu o índice chegar a 10,06%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta é puxada principalmente por produtos de alimentação, o que faz com que a inflação seja sentida de forma mais expressiva justamente por aqueles que ganham menos.

5 maneiras pelas quais a inflação está moldando as tendências de consumo

Duas conclusões importantes do relatório de pesquisa de mercado da Medallia, Consumidores Reagem à Inflação, ajudam a entender como a inflação está afetando o dia a dia dos consumidores; ambos se concentram em finanças pessoais. Especificamente no Brasil, o salário mínimo aumentou a partir de 1º de janeiro de 2023, mas os consumidores sentem que a compensação não acompanhou a inflação.

Os consumidores estão mais sensíveis ao preço das coisas. Eles estão cortando gastos como resultado, mas essas mudanças foram desiguais entre as categorias de produtos, deixando alguns setores mais vulneráveis a mudanças no comportamento do consumidor do que outros:

1. O preço do produto é agora o fator número #1 que influencia os gastos das famílias. Quase metade de todos os consumidores (49%) diz que o preço influenciou suas decisões de compra nos últimos três meses, um aumento de 20 pontos percentuais em relação aos 29% dos consumidores que disseram o mesmo em agosto de 2021.

2. Quase a metade dos consumidores (42%) dizem que estão gerenciando os aumentos de preços passando a comprar menos produtos ou produtos mais baratos. Outros, em menor número, recorrem à busca de fontes adicionais de renda ou estão recorrendo a poupanças ou contraindo mais dívidas.

3. Os consumidores realizaram as maiores mudanças de gastos nas categorias de produtos “emocionais”, incluindo viagens e entretenimento. Por outro lado, eles fizeram mudanças mínimas em seus hábitos de consumo nas categorias de produtos mais essenciais, como utensílios domésticos e gasolina.

4. As transações de consumidores em restaurantes e supermercados desaceleraram no primeiro semestre de 2022, depois de terem subido no final de 2021 em comparação com os níveis da primavera de 2020. No entanto, como os preços aumentaram, o gasto total por transação aumentou.

Sobre o aumento de preço, 25% dizem que terá forte efeito nas decisões de compra futuras, e apenas 18% dizem que terá pouco efeito.

5. Se o custo dos bens e serviços aumentasse mais 5 %, todos menos 3% dos consumidores dizem que o custo adicional afetaria suas futuras decisões de compra.

Nesse cenário, a experiência do cliente, sua satisfação e consequente fidelização é mais importante do que nunca para os negócios, em todos os setores. 

Períodos de inflação alta e gastos reduzidos do consumidor são certamente tempos difíceis para o crescimento dos negócios. No entanto, líderes experientes têm a oportunidade de adaptar suas estratégias para construir e manter a lealdade do consumidor. Você também pode descobrir sua vantagem competitiva e proposta de valor e ser mais inteligente ao comparar seu desempenho. Hoje, já existem ferramentas e tecnologias que permitem fazer isso.

A inflação é o fator mais importante para os consumidores no momento, por isso, considere expressar os efeitos da inflação em seus próprios preços e custos gerais, bem como nos esforços de sua marca para limitar os aumentos de preços da melhor maneira possível para construir e manter a confiança de seus clientes.

Sobre a Medallia

A Medallia é pioneira e líder de mercado em gestão de experiência. A premiada plataforma SaaS da Medallia, Medallia Experience Cloud, lidera o mercado em compreensão e gerenciamento da experiência para clientes, funcionários e cidadãos. A Medallia captura sinais de experiência criados em viagens diárias pessoalmente, chamadas e canais digitais, por meio de vídeo, mídia social e interações de IoT, e aplica tecnologia proprietária de IA para revelar insights personalizados e preditivos que podem impulsionar ações com resultados de negócios. Com Medallia Experience Cloud, os clientes podem reduzir a rotatividade, transformar detratores em promotores e compradores, criar leads e conduzir decisões de negócios que afetam a receita, fornecendo ROI claro e poderoso. https://www.medallia.com/br/.

 

 

 

Foto de Capa: Reprodução Freepik

1 comentário em “Tendências de consumo: os efeitos da inflação nas decisões de compra cotidianas”

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745