redacao@jornaldosudoeste.com

Trabalho desenvolvido na Alimentação Escolar de Guajeru será apresentado na França

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!
A nutricionista Magda Souza Viana teve o trabalho desenvolvido na rede municipal de Ensino de Guajeru reconhecido e vai relatar as experiências em Congresso Internacional na França. Foto: Aloísio Costa

A nutricionista Magda Souza Viana, lotada na Secretaria Municipal de Educação de Guajeru, foi convidada e vai apresentar as experiências do trabalho desenvolvido na Alimentação Escolar das Escolas Municipais em um Congresso Internacional que será realizado em Paris, na França.
Natural de Guajeru e residente na zona rural do município, Magda Souza Viana é graduada em Nutrição e mestranda de Biocências pela Universidade Federal da Bahia, membro do Grupo de Pesquisa Biofotônica Aplicada à Saúde, especialista em Modulação Intestinal. Na Secretaria Municipal de Educação, a nutricionista é responsável pela elaboração do cardápio oferecido aos alunos da rede pública municipal de Ensino, que tem priorizado uma alimentação complementar e que objetiva a prevenção da obesidade infantil. Segundo a nutricionista, o cardápio tem sido elaborado com a utilização de produtos regionais e, paralelamente é desenvolvido um trabalho de prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos que envolve a conscientização de merendeiras e alunos. As merendeiras têm participado regularmente de cursos de capacitação, o que garante a eficiência do programa implementado na alimentação escolar do município.
Sob a coordenação da nutricionista, atendendo a uma proposta do prefeito do município, Gilmar – Gil – Rocha Cangussu (PDT), também vem sendo realizado um trabalho que envolve não apenas os alunos, mas a comunidade escolar, que incentiva a construção de hortas escolares. O projeto não se resume à preparação da terra, semeadura [manuseio de sementes e mudas] das hortaliças, mas envolve noções básicas sobre o processo de germinação e desenvolve valores referentes às questões ambientais. O trabalho inclui, ainda, atividades lúdicas para o desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer.
Recentemente, a nutricionista Magda Souza Viana, juntamente com a Administração Municipal, foi premiada durante a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional das Escolas de Educação Infantil Atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, realizado em Recife (PE), pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde).
A experiência premiada pelo Ministério da Educação foi um dos critérios analisados e avaliados para que a nutricionista Magda Souza Viana fosse convidada pelo Scientific Tree Grup/Dementia [Grupo de Árvores Científica é uma organização internacional que promove conferências cientificas onde cientistas, professores, pesquisadores, laboratórios, acadêmicos e profissionais da área da Saúde compartilham suas experiências e conhecimentos com objetivo de direcionados para o bem estar da humanidade] para participar de Conferência Internacional sobre Ciência Celular e Biologia Molecular, que será realizada em Paris, na França, entre os dias 17 e 19 do próximo mês de setembro.

O prefeito de Guajeru, Gilmar – Gil – Rocha Cangussu (PDT) destacou o trabalho desenvolvido e os investimentos destinados a melhoria constante da merenda escolar servida aos alunos da rede municipal de Ensino. Foto: Arquivo JS

Para o prefeito Gilmar – Gil – Rocha Cangussu (PDT), a oportunidade de compartilhamento, na Europa, do trabalho desenvolvido no município sinaliza para a eficiência e eficácia das ações e intervenções desenvolvidas pela Administração Municipal na área da Educação – assim como nas outras áreas – por atender a proposta de oferecer serviços de qualidade para os estudantes da rede pública municipal de Ensino. O gestor destacou ainda que a Administração Municipal tem complementado com recursos próprios os investimentos destinados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para assegurar a qualidade da merenda escolar distribuída diariamente na rede municipal de Ensino e os programas de capacitação continuada das merendeiras. Nos primeiros sete meses de 2018, reforça o gestor, mais de 30% dos recursos gastos com a merenda escolar foram de contrapartida da Prefeitura Municipal.
“Investir na qualidade da merenda escolar é fundamental, uma vez que a alimentação saudável faz parte de um aprendizado eficiente”, afirmou o prefeito Gilmar – Gil – Rocha Cangussu, acrescentando que a Administração Municipal, tem se esforçado para oferecer diariamente aos alunos da rede pública municipal de Ensino uma alimentação mais rica, nutritiva e de qualidade. “Nesse sentido, contamos com uma equipe que merece o reconhecimento pela dedicação e comprometimento”, completou.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745