redacao@jornaldosudoeste.com

Treze municípios de sete Estados obtêm reconhecimento federal por conta de desastres naturais

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Medida engloba localidades do Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina

Por Imprensa MDR
Brasília (DF), 19/3/2021 – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu a situação de emergência em 13 municípios do Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina por conta de desastres naturais. A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (19) do Diário Oficial da União.

A maior parte dos reconhecimentos foi concedida a cidades que enfrentam estiagem. São nove nesta condição, sendo cinco da Bahia (Belo Campo, Irajuba, Juazeiro, Lajedo do Tabocal e Nordestina), duas do Rio Grande do Norte (São Pedro e Umarizal), uma do Ceará (Jaguaribara) e outra de Pernambuco (Pombos).

Por sua vez, Abre Campo, em Minas Gerais, e Rancho Queimado, em Santa Catarina, obtiveram o status por conta de chuvas intensas. Já Pauini, no Amazonas, registrou inundações, enquanto Eugenópolis, também em Minas Gerais, passou por tempestades de granizo.

Com o reconhecimento, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas públicas danificadas.

O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas. Para receber, é necessário atender aos critérios exigidos pela Instrução Normativa n. 36/2020. Prefeituras e governos devem apresentar o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações.

Foto de Capa: Reprodução.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745