Por: Assessoria de Comunicação – VCA
Por meio de carta aberta, a Reitoria da Uesb, junto aos reitores e reitoras de outras Instituições de Ensino Superior da Bahia, manifesta seu apoio à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) diante do ocorrido no último dia 17 de outubro. Na data, dois homens adentraram a secretaria do Gabinete da Reitoria da Uefs, constrangendo servidores com gravação de imagem em celular, de forma intimidatória, autoritária e agressiva.
A ação aconteceu sob o pretexto de questionar a exibição de uma faixa de autoria da Associação dos Docentes da Uefs. Na carta, o grupo reforça seu apoio à Uefs, “vítima de pessoas e grupos que se identificam com ideias contrárias ao Estado Democrático de Direito, que têm agido de forma agressiva na tentativa de atacar a liberdade de expressão que, historicamente, emana do ambiente autônomo e crítico da universidade”.
O documento reforça seu apoio à democracia e a importância de estabelecer, constantemente, alertas para qualquer manifestação que seja contrária à liberdade. “É preciso denunciar que estamos diante de um caso que nos serve de alerta para a existência em nossa sociedade de grupos que atuam politicamente com ódio aos que pensam diferente, se tornaram sectários quanto a suas ideias, a ponto de não admitir manifestações de opinião que os desagradem”, destaca o grupo.