redacao@jornaldosudoeste.com

Uesb busca excelência na pós-graduação com novo programa

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Promover a autoavaliação a partir de um trabalho conjunto e também com a contribuição de uma consultoria e assessoria externa, assim, surge o Programa de Qualidade da Pós-Graduação (Qualipós) na Uesb.

Por: Boletim UESB

romover a autoavaliação a partir de um trabalho conjunto e também com a contribuição de uma consultoria e assessoria externa, assim, surge o Programa de Qualidade da Pós-Graduação (Qualipós) na Uesb. “O que a gente traz para a Uesb com esse Programa é um incremento na nossa capacidade de avaliar o impacto das ações da Pós-Graduação em diálogo com uma instância externa, que vai trazer outro olhar para que a Instituição possa aprimorar e melhorar seus processos”, explica o professor Luís Otávio de Magalhães, reitor da Uesb.

O lançamento do Qualipós aconteceu nesta terça, 11, com a participação do consultor responsável e idealizador do Programa de Qualidade da Pós-Graduação no Brasil, professor Emídio Cantídio. O docente revelou que novas propostas também serão abordadas no decorrer da consultoria, a exemplo da realização de colações de grau pelos Programas de Pós, bem como a criação de um evento para dar o devido reconhecimento da qualificação dos professores. “Além disso, por meio desse acompanhamento, a gente vai passar pela área de internacionalização e levantar informações que serão muitos importantes para o reitor na tomada de decisões a cerca de cada programa existente na Uesb”.

Palestra 

A abertura das atividades do Programa de Qualidade da Pós-Graduação da Uesb começou com a palestra ‘Conquistas e desafios da Pós-Graduação’, proferida pelo professor Abílio Afonso Baeta, membro da Academia Brasileira de Ciência e ex-presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes/MEC.

Antes de abordar a temática, o professor ressaltou a perspicácia da Uesb na elaboração do projeto. “Isso corresponde a uma iniciativa de enorme impacto nacional, porque serve de exemplo para outras instituições de como fazer um trabalho interno de avaliação com mobilização da própria comunidade acadêmica da Pós em busca de uma melhoria constante”.

Para dar início, o palestrante fez um relato da trajetória da Pós-Graduação brasileira, colocando para os participantes elementos expressivos que traçaram o sucesso dos cursos no país. Destacou como os Programas foram construídos, os caminhos trilhados até o momento e quais são os desafios e soluções para os problemas enfrentados atualmente, uma vez que as demandas da sociedade se transformaram e a realidade econômica mudou ao longo dos anos.

“A gente construiu um sistema nacional de Pós-Graduação com muita qualidade, com uma produção tanto científica como técnica muito grande e forte. Mas, os tempos mudam, a realidade das Universidades muda e, agora, é preciso ver como retomar uma trajetória de crescimento, consolidação e de ampliação da resposta da Pós-Graduação às demandas da sociedade”.

Conforme Robério Rodrigues, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uesb (PPG), o lançamento do Qualipós enriquece e consolida o trabalho desenvolvido pela Universidade em 21 anos. “Nossa Pós vem num processo evolutivo considerável. Na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nós tivemos conceitos aumentados, conseguimos o primeiro curso com nota seis e alcançamos lugar de destaque entre as Universidades estaduais. A manutenção e a melhoria desse status requerem um processo que envolve planejamento estratégico e autoavaliação e isso a gente vai conseguir a partir do lançamento desse Programa”, completa.

Pós-Graduação Uesb 

Com 17 cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, sendo 23 cursos de Mestrado e nove de Doutorado, distribuídos nos três campi, a Uesb se destaca entre as Universidades nacionais. Os Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) alcançaram o conceito quatro na média geral ficando em segundo lugar entre as Universidades estaduais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Além do reitor e vice-reitor da Universidade, participaram do evento o pró-reitor da Pós e demais pró-reitores, bem como coordenadores e vice-coordenadores dos Programas de Pós-Graduação, diretores de Departamentos, assim como docentes e discentes dos cursos de Pós-Graduação da Uesb.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos (PPGECAL), o professor Rafael Fontan considera o lançamento do Programa de Qualidade como um divisor de águas na história da Pós-Graduação da Uesb. “A gente espera ter um retorno importante desse Programa de Qualidade pra gente poder verificar o que temos feito de bom e o que precisa melhorar. Saber quais os erros a gente tem, reconhecer, identificar e trabalhar em cima deles”.

Foto de Capa: Boletim UESB/Divulgação

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745