Por: Patrick Moraes
Desde 2014, a Uesb é destaque no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), indicador institucional estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado do Ministério da Educação (MEC). Na última avaliação, divulgada no dia 28 de março, referente ao ano de 2021, a Uesb consolida seu desempenho na formação superior com a obtenção do IGC 4, em uma escala cuja nota máxima é 5.
Mas como é estabelecido esse conceito? A equipe do Inep leva em conta critérios como a média dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPC) do último ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal; e a distribuição dos estudantes entre os cursos de graduação ou pós-graduação.
Para o pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Pereira, o resultado é reflexo da estrutura de qualidade construída em torno da oferta de ensino, do desenvolvimento de pesquisa e da realização de ações de extensão, somado a um corpo de servidores qualificados. “Esse é o sétimo ano consecutivo em que a Uesb se destaca no cenário nacional como uma das melhores instituições do Brasil. Essa manutenção do IGC 4 referenda o trabalho da Instituição, o fortalecimento da Educação Superior no interior da Bahia”, destaca.
Ao todo, 2.012 instituições de ensino foram avaliadas e tiveram seus indicadores divulgados pelo Inep. Em valores que vão de 1 a 5, apenas 24,8% obtiveram IGC 4 ou 5, segundo os dados divulgados pelo Instituto.
Avaliação dos cursos – Nesta edição, foram avaliados 26 cursos de graduação da Uesb, dos quais 20 são licenciaturas. A partir desse processo avaliativo, o Inep consegue definir o Conceito Preliminar de Curso (CPC) de cada graduação. Para esse indicador de qualidade, são considerados o Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do exame), o IDD (valor agregado pelo curso), o corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e a percepção dos próprios alunos sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante).
Desse total, 15 cursos se destacaram na avaliação ao obter conceito 4 no CPC. Em Itapetinga, os destaques foram as licenciaturas em Física e Química e o bacharelado em Ciências Biológicas. No campus de Jequié, quem atingiu esse índice foram as licenciaturas em Ciências Biológicas e Pedagogia e os bacharelados em Ciências Biológicas e Química. Já no campus de Vitória da Conquista, foram evidenciadas as licenciaturas em Ciências Biológicas, Filosofia, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Pedagogia, além do bacharelado em Ciências Biológicas.