redacao@jornaldosudoeste.com

UESB leva judô a comunidades de Vitória da Conquista

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Assessoria de Comunicação/Uesb

 

Disciplina é o lema que os professores de judô do Programa “Uesb para a Comunidade”, vinculado ao Centro de Extensão e Ação Comunitária (Ceac), em Vitória da Conquista, trabalham com os alunos que frequentam as aulas desde 2003, quando a iniciativa surgiu. Crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos praticam a arte marcial, com o intuito de desenvolver também uma autoestima saudável, respeito, concentração, cuidados com a saúde, entre outros.

Nessa sexta, 15, os alunos retornaram às aulas com os professores Hudson Porto e Robério Rodrigues, que promovem a prática do esporte em três locais da cidade. De acordo com o professor Robério Rodrigues, essa arte milenar também transforma vidas ao distanciar muitas crianças da violência e das drogas. “Essa nossa disciplina, que é oriental, traz um conjunto de benefícios como a educação, tirando as crianças da rua, ensinando o caminho correto a seguir”, pontuou o sansei.

A prática da modalidade vai muito além disso. As aulas também são consideradas um espaço democrático e inclusivo, independente do gênero. Como é o caso da aluna de seis anos, Kethelin Meira, que ganhou o campeonato de judô em dezembro de 2018. Seu pai Mateus Meira reflete sobre a importância do esporte para a filha: “é uma quebra de paradigmas, visto que o esporte é para todos. A partir do momento que você passa a ter o conhecimento de disciplina, hierarquia, fazendo com que a mulher deixe de ser um sexo frágil, eles passam também a competir de igual para igual, dentro das especificidades de cada um. Acho que todos ganham com isso”, defendeu o pai.

Com o objetivo de atender as comunidades que não possuem o acesso ao esporte, a coordenadora do Centro de Extensão e Ação Comunitária, Karine Cavalcante, entende que a prática da modalidade tem crescido com o apoio da Universidade. “É importante a continuidade dessa ação, visto que ela atende também uma comunidade menos favorecida na cidade de Vitória da Conquista”, refletiu a coordenadora.

Além do Ceac, localizado no bairo Alto Maron, as aulas acontecem na Associação de Moradores da Urbis 6 e na Comunidade do Sagrado Coração, no bairro Urbis 2.

 

Fotos: Ascom/Uesb

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745