Desde 1996, a Sociedade Brasileira de Computação promove a Maratona de Programação. Destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins, o evento tem o objetivo de estimular a criatividade, por meio de um trabalho em equipe, desenvolvendo o potencial dos estudantes para buscar soluções de software e treinar suas habilidades em resolver problemas sob pressão.
A primeira etapa da Maratona acontece na fase regional, na qual diversas equipes de todo o Brasil disputam as vagas da fase nacional. Nesta edição, 779 times foram inscritos, dentre eles 11 da Uesb (três do curso de Ciência da Computação, campus de Vitória da Conquista, e oito do curso de Sistemas de Informação, campus de Jequié). No começo de setembro, os times competiram na etapa regional, realizada na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em Vitória da Conquista. O resultado foi, mais uma vez, positivo. O primeiro e o terceiro lugar dessa etapa ficaram com equipes da Uesb, que ainda teve times ocupando a quinta e a sexta colocação no resultado.
Durante cinco horas, os times foram desafiados a resolverem o maior número possível dos oito ou mais problemas propostos pela organização da Maratona. Nas mãos, os alunos só possuíam um computador e material impresso (livros, listagens, manuais). João Andreotti, estudante de Ciência da Computação na Uesb, foi um dos membros da equipe vencedora da fase regional e encarou o desafio depois de muito preparo. “A Maratona é importante para que a gente aprenda a trabalhar em equipe. A gente se reunia às tardes ou aos sábados para treinar, e também alguns professores deram aulas extras que nos ajudaram”, conta Andreotti.
Professora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Uesb, Cátia Khouri acredita que eventos como esse impulsionam o estudante a se preparar mais, sendo um excelente estímulo no desenvolvimento de habilidades fundamentais para encarar o mercado de trabalho. “O treinamento em Programação propriamente dita desenvolve a criatividade, o raciocínio lógico, a habilidade para resolver problemas e para trabalhar de maneira colaborativa e sob pressão. Como esses conhecimentos e habilidades são fundamentais para o profissional de Computação, o fomento de competições como a Maratona de Programação contribui diretamente para a formação destes profissionais”, analisa Khouri.
A próxima fase da Maratona acontece nos dias 11 e 12 de novembro, na cidade de Belo Horizonte (MG). A Uesb será uma das duas representantes baianas na etapa final da Maratona, com a equipe do curso de Ciência da Computação. “Desde 2009, ano em que a Uesb participou da competição pela primeira vez, uma equipe da Universidade foi classificada em primeiro lugar. Então, eu diria que sim, a Uesb é referência regional em programação”, conclui Khouri.