Por Ba.Gov.br/ Ascom/ SDE
O único curso de lapidação do Nordeste fica na Bahia, mais precisamente na Rua Gregório de Matos, 27, Centro Histórico. O casarão antigo abriga o Centro Gemológico da Bahia (CGB), órgão administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), onde são realizadas as formações. No dia do Lapidário, comemorado nesta sexta-feira (13), o CGB celebra a realização de 15 oficinas de lapidação em 2024. As formações são frutos de uma parceria entre o centro e o lapidário, ourives e professor, Victor Eloy, que também foi aluno da casa.
Celebrando a data, Eloy, que atua como professor de lapidação há 3 anos, destaca a importância das oficinas realizadas pelo CGB na promoção da atividade de lapidação na Bahia. “Além de ser o único curso de lapidação do Nordeste, sendo a maior referência não só de gemas, mas também em lapidação de catraca. Recebemos alunos de todo o Brasil em busca de formação de qualidade, em um local de reconhecimento internacional. Graças a este reconhecimento e o apoio do Governo do Estado, conseguimos promover o curso de lapidação mais barato do país, democratizando o conhecimento para todas as pessoas”, afirmou.
“Celebramos o marco de 15 oficinas de lapidação, destacando a importância dos profissionais responsáveis pela transformação de pedras brutas em verdadeiras obras de arte. O mercado para a lapidação de gemas cresce a cada dia, mas faltam profissionais qualificados para atender toda a demanda, e as oficinas de lapidação do CGB cumprem o objetivo de capacitar estes profissionais para uma atuação especializada”, destacou Monica Correa, coordenadora do CGB.
Oficinas previstas para 2025
A Oficina de Preparo de Ligas e Laminação de Metais será realizada entre os dias 27 e 31 de janeiro e a Oficina de Lapidação Brilhante será de 10 a 15 de fevereiro. Acompanhe o CGB nas redes @centrogemologicobahia para mais informações. O pré-cadastro para as oficinas do próximo ano já está disponível.
Foto: Ascom/ SDE