Por Ascom/CMVC
Na manhã da quarta-feira, 23, foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, através do Sistema de Deliberação Remota – SDR. Além da tramitação das matérias, a exemplo de Requerimentos, Projetos e Indicações, os parlamentares debateram diversos assuntos nas áreas de Saúde, Educação e Infraestrutura Urbana.
Saúde – Os problemas nas áreas de Saúde administradas pelo município e pelo Estado, como ausência de vagas em hospitais e de médicos nos postos de Saúde, agravados pela pandemia da Covid-19, receberam diversas críticas dos parlamentares, além da suspensão da distribuição de fraldas a pessoas carentes com diversos tipos de deficiência.
Os vereadores também celebraram o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, exaltando o trabalho de diversas entidades da cidade como Acide, Apae, Acaepa, entre outras. A morte das 135 pessoas vítimas da Covid-19 na cidade também foi lamentada pelos parlamentares.
Fiscalizações – Os edis aproveitaram para cobrar do Governo Municipal mais fiscalização para acabar com as aglomerações em reuniões políticas e festas em Praças, como tem acontecido na Praça Norberto Aurich, na Zona Oeste da cidade.
Infraestrutura – Críticas ao prefeito com relação ao atraso na realização de obras, como a pavimentação no Bairro Renato Magalhães, e as obras do Terminal da Lauro de Freitas, bem como cobranças pelo abastecimento de água na zona rural, onde, segundo os vereadores, a população vem sofrendo com a seca e falta d’ água, também fizeram parte dos discursos.
A falta de obras nos Bairros Brasil e Santa Cruz, o abandono do Parque Lagoa das Bateias e a não aplicação de emendas parlamentares como a que garantia a construção de uma quadra poliesportiva na Urbis V também receberam críticas.
Alguns discursos destacaram ações do Governo Municipal a exemplo de limpeza, pavimentação de ruas e cobertura da Feira da Urbis V.
Zona Rural – Ainda na sessão desta quarta-feira foram anunciadas novidades para a Zona Rural de Vitória da Conquista, com destaque para as melhorias na estrada da Limeira e a liberação do edital da licitação para o asfalto na região do Iguá, garantida pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia para até, no máximo, os próximos 15 dias. Também foi anunciada a conclusão de projetos em andamento – e início de novos – para levar água tratada para os Povoados de Cachoeira das Araras, Forquia, Ribeirão, Morro dos Macacos, São Joaquim, Capinal e Periquito.
Abertura de contas – Houve também reclamações relativas às dificuldades para abertura das contas dos pré-candidatos a vereador nas instituições bancárias do município, nesse momento tão importante que antecede as eleições municipais, quando os cidadãos escolherão democraticamente o prefeito e os vereadores.
Violência – Outro fato lamentado foi a agressão sofrida por uma mulher no centro da cidade.
LDO – além de discutirem encaminhamentos para a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem.