Por Assessoria de Comunicação – VCA
O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Vestibular Uesb 2024 tem encerram amanhã, 10 de outubro. Neste ano, todos os candidatos que preencherem os requisitos necessários, estabelecidos no Edital 231/2023, e apresentarem a comprovação exigida terão direito à isenção, sem limite de quantidade como nos anos anteriores. A medida é uma decisão do Conselho Superior da Universidade.
Mas quem tem direito à isenção? Conforme o Edital do processo seletivo, cinco categorias poderão ser contempladas com a gratuidade da taxa. O primeiro grupo são os candidatos que cursaram do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio (incluindo os cursos integrados à formação técnica profissional com duração de até 4 anos) em escola pública (federal, estadual ou municipal). Integram esse grupo, ainda, curso supletivo ou outra modalidade de ensino equivalente.
Além desse grupo, a isenção pode ser obtida por servidores da Uesb (efetivos, Reda, livre nomeados e à disposição da Uesb) e seus dependentes (cônjuge e/ou filhos), bem como servidores efetivos de outras Universidades Estaduais da Bahia e seus dependentes. Funcionários de empresa terceirizada, que estejam servindo à Uesb, e estagiários de nível médio da Uesb, cujos contratos estejam em vigência até o último dia de solicitação de isenção, completam as possibilidades de contemplados com a isenção neste ano.
Vale lembrar que é obrigatório que o candidato não possua nível superior nem esteja matriculado em qualquer instituição de Ensino Superior. Outro item exigido é que o interessado tenha concluído ou seja concluinte, no ano de 2023, do Ensino Médio Regular ou por meio de exames supletivos ou cursos equivalentes.
Como solicitar – Os interessados devem acessar o link disponível aqui e fazer seu cadastro utilizando seus dados pessoais. É importante utilizar o CPF próprio, pois ele será o seu login no sistema, e criar uma senha. Após o cadastro, é necessário preencher o formulário gerado (informações obrigatórias) e anexar os documentos, em formato PDF, exigidos para a inscrição. Em seguida, basta escolher a opção ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO. Não é necessário gerar boleto bancário.
O resultado da isenção será divulgado, no site da Uesb, em ordem alfabética, com o número de inscrição, a categoria, o nome do candidato e a condição (deferido e indeferido). É de inteira responsabilidade que o candidato acompanhe esse resultado para que, caso a solicitação não seja aprovada, ele gere o boleto bancário e efetive o pagamento da taxa de inscrição, observando a data de vencimento.
Vestibular 2024 – Para quem não tem direito à isenção, a jornada também já começou. As inscrições para o processo seletivo também estão abertas e vão até 31 de outubro, basta clicar aqui. As provas do Vestibular Uesb 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
Mais informações, acesse o Edital 231/2023 e o Manual do Candidato ou acompanhe todos os detalhes pelo site do Vestibular e pelos perfis oficiais da Uesb nas mídias sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) do IDCAP, por meio do “Fale Conosco” no site do Instituto ou pelo e-mail atendimento@idcap.org.br.
Foto: Assessoria de Comunicação – VCA