Por Ascom Uesb
“Mais vale asno que me leve que cavalo que me derrube”. O ditado popular, ou melhor, o adágio mencionado anteriormente é o ponto de partida para falar sobre “A farsa de Inês Pereira”, obra do português Gil Vicente selecionada para o Vestibular Uesb 2020. Considerada a peça teatral mais divertida do escritor, o livro conta a história da ambiciosa Inês Pereira, que sonha em casar-se e livrar-se da vida doméstica.
Para explicar melhor o que dizem os versos de Gil Vicente nesta obra, a série “X da Questão” convidou o professor Flávio Reis, especialista em Literatura Portuguesa e membro do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell) da Uesb. No bate-papo, ele destaca questões da linguagem da obra literária, revela curiosidades históricas do período e do próprio autor, além de fazer uma retomada dos principais pontos da farsa.
Confira o vídeo comentário completo abaixo:
http://https://www.youtube.com/watch?v=NG_v7D8FgCk&feature=emb_title
Com o comentário de “A farsa de Inês Pereira”, a série “X da Questão” encerra suas publicações. Para quem ainda não assistiu aos vídeos anteriores, é possível acessar, no canal oficial da Uesb no YouTube, as produções que analisam “Olhos D’água”, de Conceição Evaristo, “Anésia Cauaçu”, de Domingos Ailton, e “A audácia dessa mulher”, de Ana Maria Machado. Além disso, a série trouxe dicas para a prova de redação.
Mais informações, acesse o site do Vestibular Uesb.