redacao@jornaldosudoeste.com

Vestibular Uesb 2020: o que você precisa saber antes das provas

Publicado em

Por Assessoria de Comunicação Social da Uesb

 

O Vestibular Uesb está se aproximando. Neste domingo, 2, os mais de 12 mil inscritos no processo seletivo irão em busca de uma das 1.186 vagas que são oferecidas pela Universidade para os seus 47 cursos de graduação. Nesses dias que antecedem as provas, é importante ficar de olho em alguns pontos.

No primeiro dia, os candidatos responderão questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Matemática, além de escrever a Redação. Já no segundo dia, 3, as questões cobradas serão sobre Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para realizar a prova, incluindo o tempo para preenchimento da folha de respostas. No segundo dia, o tempo de responder as questões será de 4 horas. Nos dois dias, o candidato só poderá se retirar da sala depois de transcorridas três horas do início da aplicação das provas.

X da Questão – Peso máximo para todos os cursos, a Redação é a parte subjetiva da prova. Segundo o Manual do Candidato, quem participa do processo seletivo precisa escrever sobre temas propostos, a partir de textos motivadores, enfocando a realidade social, econômica, política e/ou cultural do país.

A prova de Redação terá caráter eliminatório e será avaliada em uma escala de zero a dez pontos, considerando os seguintes critérios: entendimento do tema proposto; clareza de argumentação/senso crítico; seletividade de informação; criatividade/originalidade; e utilização da norma da Língua Portuguesa.

Na prova, também serão cobrados conteúdos relacionados a quatro obras literárias: “Olhos D’água”, da escritora Conceição Evaristo; “Anésia Cauaçu”, livro escrito por Domingos Ailton; “A Audácia dessa Mulher”, de Ana Maria Machado; e “A Farsa de Inês Pereira”, do escritor português Gil Vicente.

Cinema Eis a Questão – Haverá ainda questões sobre quatro filmes: “O Grande Ditador”, dirigido por Charles Chaplin;  o documentário Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi; e o longa Abrigo Nuclear, do baiano Roberto Pires.

De olho nos últimos detalhes – As provas do Vestibular irão acontecer nas cidades onde a Universidade possui campus: Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Os locais de provas já foram divulgados e podem ser conferidos aqui. Para consultar, é preciso informar data de nascimento, CPF, número de inscrição e/ou e-mail.

Os portões serão abertos às 7h10 e fechados às 7h50. Já as provas terão início a partir das 8 horas (sempre em horário local). Para entrar na sala da prova, o vestibulando deverá apresentar a carteira de identidade original recente ou equivalente, conforme explica o Edital 237/2019, que rege o processo seletivo.

Antes da entrada na sala, serão recolhidos todos os equipamentos eletrônicos e/ou materiais não permitidos e acondicionados em saco plástico transparente. O Edital do Vestibular esclarece ainda que o telefone celular deverá ser recolhido sem a bateria acoplada e, caso venha a tocar ou despertar, o candidato será eliminado do processo seletivo.

Para mais informações, acesse o site do Vestibular ou entre em contato com a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), por meio dos telefones (77) 3261-8604, em Itapetinga; (73) 3528-9695, em Jequié, e (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista, ou pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br. O contato pode ser feito ainda pelo WhatsApp (77) 9 8146-7537.

Deixe um comentário