Por Joana D’arck
Ao participar de ato de assinatura de contrato para implantação do Sistema de Veículo Leve de Transporte (VLT), em Salvador, realizada nesta quarta-feira (13), na Governadoria, o deputado estadual Zé Raimundo avaliou positivamente o interesse de empresários chineses em investir na Bahia: “Eles já estão investindo na construção da Ferrovia Oeste/Leste (FIOL) e no Porto Sul, em Ilhéus, partindo agora para um terceiro projeto em terras baianas, que é a implantação do VLT. Os chineses estão com grande apetite em relação à Bahia, como se vê, devendo partir para apoiar um quarto projeto estruturante de impacto, que é a construção da ponte Salvador/Itaparica”, comentou.
Após a assinatura do contrato no VLT, que ligará o Comércio, em Salvador, até a Ilha de São João, no município de Simões Filho, Zé Raimundo ainda destacou: “Estamos testemunhando mais uma grande obra do governador Rui Costa, com grande repercussão em Salvador, como as que vem fazendo no interior da Bahia”. O contrato do VLT foi assinado pelo Governo do Estado e pelo consórcio vencedor do leilão realizado em maio de 2018, a Skyrail Bahia, composto pelas empresas Build Your Dreams (BYD Brasil) e Metrogreen, responsável pela implantação e operação do sistema. A obra, no valor de R$ 1,5 bilhão, será realizada por meio da modalidade de Parceria Público-Privada (PPP).
O VLT substituirá o atual sistema de trens que faz a linha da Estação da Calçada ao bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, beneficiando os mais de 600 mil moradores da região. De acordo com o projeto, terá cerca de 20 quilômetros de extensão, 22 estações e capacidade para transportar em torno de 150 mil usuários por dia. Será do tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes que prejudicam o meio ambiente.