Com o aumento dos recursos digitais, o jogo da atenção ficou cada vez mais concorrido e a maioria dos empreendedores já entende a necessidade de investir no marketing de atenção.
Seja em um negócio físico ou online, conquistar clientes é um dos principais objetivos do marketing. Para que isso seja possível, há um conjunto de técnicas e ferramentas que devem ser adaptadas a cada estratégia.
No passado, o desafio era captar a atenção do cliente por meio de panfleto que ficaria em suas mãos por apenas alguns segundos.
Hoje, esse mesmo desafio existe, porém no ambiente virtual, já que o seu anúncio ou conteúdo irá concorrer com milhares de outros e também só terá alguns minutos para captar a atenção do cliente.
Sendo assim, é fundamental investir e descobrir quais são as ferramentas que podem ajudar você a se diferenciar da concorrência e atrair resultados reais.
O que é marketing de atenção?
Trata-se de um conceito de marketing que busca atrair clientes. Ele busca captar a atenção limitada de alguém, isso é, quando a pessoa tem apenas alguns minutos disponíveis.
O grande diferencial dessa estratégia é que ela é feita de maneira não invasiva, ou seja, por meio das redes sociais com o uso de certas estratégias.
Como funciona na prática?
Esse termo foi inventado por Steve Jolley e se popularizou alguns anos depois por Seth Godin.
A ideia é que, ao invés de interromper uma pessoa que está em seu tempo de descanso nas redes sociais e tentar captá-la por meio de um anúncio tradicional, seja utilizado um conteúdo real, que realmente fosse agregar informações.
Atualmente, é possível descobrir quais são os assuntos pelos quais o seu cliente mais se interessa e criar conteúdos relevantes para de fato envolvê-los.
Atraindo a atenção em pouco tempo
Talvez você já tenha ouvido falar sobre isso. No passado, as pesquisas indicavam que o tempo médio de atenção de uma pessoa era de cerca de 8 segundos.
Entretanto, não é surpresa que devido ao uso constante das redes sociais esse tempo esteja diminuindo cada vez mais, o que aumentou a necessidade de se diferenciar.
Sendo assim, ainda que tenha sido criada uma nova legislação que traz mais facilidade para quem quer empreender no Brasil, o desafio de criar um novo negócio é cada vez maior.
É necessário apostar em conteúdos atraentes e que gerem valor de verdade.
Como captar a atenção de alguém
1. Seja direto
A clareza e a objetividade são itens fundamentais para atrair a atenção de alguém. Isso vale para mensagens, e-mails e conteúdos.
Mas, como isso pode ser observado em tempos de redes sociais? Aplicar o conceito às plataformas digitais significa criar um conteúdo que entrega o que promete.
Por exemplo, você utiliza um título para um vídeo, mas começa a divagar demais sobre ele e perde a sincronia com o assunto. Ao fazer isso, a pessoa que está assistindo o seu conteúdo pode também perder o foco e pular para outro tema.
Por isso, é muito importante ter um conteúdo bem estruturado e criado por profissionais que entendam do assunto.
Caso você tenha dúvidas sobre como fazer isso, a 2T-Digital oferece um serviço personalizado para a criação de marketing de conteúdo, sempre atrelado às boas práticas do Google.
2. Integre o seu conteúdo
É muito importante ter uma estratégia coesa, isto é, desenvolver um conteúdo aplicado a cada mídia social, mas que ao fim, conversem entre si.
A maioria das pesquisas afirmam que o conteúdo integrado é muito mais eficiente, do que falar sobre assuntos diferentes ao mesmo tempo.
3. Concentre-se em contar uma história
As histórias têm um poder incrível de motivar alguém a tomar uma ação. É por isso que o storytelling é uma das ferramentas mais poderosas da comunicação, quando usada corretamente.
Ao contar uma boa história é muito mais fácil captar a atenção de alguém. Isso porque as pessoas estão continuamente em busca delas, seja por meio de filmes, séries ou livros.
Você pode contar a sua história, ou a de seus clientes, por meio de vídeos interativos.
Conclusão
O marketing de atenção conta com uma série de ferramentas que podem ser utilizadas para o sucesso dos seus negócios.
Apesar de desafiador, por meio dele é possível potencializar os seus resultados. Por isso, use-o a seu favor.
Você gostou deste conteúdo? Deixe nos comentários se você já teve alguma experiência com o marketing de atenção e como você acha que ele pode te ajudar.
Foto de Capa: Pixabay.