redacao@jornaldosudoeste.com

Volume de serviços prestados na Bahia subiu 7,7% em comparação a junho de 2022

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Quatro das cinco atividades do setor de serviços impulsionaram esse crescimento, são elas: “Outros serviços”, “Serviços de informação e comunicação”, “Serviços prestados às famílias” e “Transportes e correio”

Por Sophia Stein/ Agência Brasil 61

Em junho, o volume de serviços prestados na Bahia caiu 1,8% comparado a maio, mas cresceram 7,7% em relação a junho de 2022. Das cinco atividades, quatro impulsionaram o crescimento dos serviços. “Outros serviços” liderou com um aumento de 29,1%, seguido por “Serviços de informação e comunicação” (14,2%), “Serviços prestados às famílias” (8,3%) e “Transportes e correio” (7,1%).

Somente as atividades de “Serviços profissionais, administrativos e complementares” apresentaram uma leve retração de -0,1%. Nota-se que o desempenho da Bahia supera a média nacional, que é de 4,1%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)

O economista Carlos Eduardo Oliveira avalia que o ano de 2022 foi um ano mais difícil para a recuperação dos serviços no estado. “O ano de 2022 foi um pouco complexo porque teve um início de uma recessão da nossa economia que foi até o meio do ano e que pós meio do ano, após vários incentivos governamentais e gerência na economia, aí você teve uma melhora no segundo semestre”, explica. 

De acordo com a pesquisa, no acumulado de doze meses, o setor de serviços cresceu 6,0% em comparação ao ano anterior. “Outros serviços” liderou com um aumento de 11,7%. Foi seguido por

“Serviços prestados às famílias” com 7,8%, “Transportes e serviços auxiliares” com 7,1%, “Serviços profissionais e administrativos” com 4,5% e, por último, “Serviços de informação e comunicação” com 3,6%.

O economista aponta que a projeção para os próximos meses é de crescimento nos setores de serviços da economia, pois este é o principal setor da economia baiana.

“A Bahia é uma grande prestadora de serviço com relação ao país. Ela vai de acordo com o progresso e desenvolvimento do país. Nesse setor, é essencial que esse segmento esteja aquecido para melhorar os outros setores como agrícola, indústria e comércio”, afirma.

Foto de Capa: Camila Souza/GOVBA

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745