Por Ascom WZ
A pedido do deputado federal Waldenor Pereira (PT), o Método Wolbachia deverá ser implantado no município de Vitória da Conquista para o combate à dengue e outras arboviroses. A ação é uma estratégia para reduzir a incidência das doenças e proteger a população conquistense, que enfrentou uma grave epidemia em 2024, com os maiores números de casos infectados e de mortes em todo o estado da Bahia.
O deputado esteve reunido com a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, nesta segunda-feira (17/02), em Salvador, quando reforçou o pleito apresentado para incluir Vitória da Conquista na implantação do método que será feito pelo Ministério da Saúde em parceria com o governo do Estado. “Queremos nos antecipar ao período de incidência da Dengue com esse método que pode reduzir o número de casos, porque os conquistenses sofreram muito na última epidemia”, argumentou Waldenor.

A Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos, inclusive em alguns mosquitos, mas não é encontrada naturalmente no Aedes aegypti. Quando presente neste mosquito, a bactéria impede que os vírus da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela se desenvolvam dentro dele, contribuindo para redução das doenças. Assim, o método consiste em misturar mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia com os Aedes aegypti locais e estabelecer, aos poucos, uma nova população dos mosquitos, todos com Wolbachia.
“Trata-se de uma iniciativa bem sucedida, com redução drástica de casos nas localidades onde foi implantada”, defende Waldenor, citando como exemplo a experiência em Niterói (RJ), que teve redução de 69,4% dos casos de dengue, 56,3% dos casos de chikungunya e 37% dos casos de Zika na cidade. De acordo com o Ministério da Saúde, outras localidades do país também estão se valendo do método, como Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Petrolina (PE), Joinville (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Londrina (PR).
AMBULÂNCIAS E CUSTEIO DA SAÚDE
Em sua visita à Sesab, o deputado Waldenor Pereira buscou informações da secretária Roberta Santana sobre andamento das suas emendas parlamentares ao orçamento da União visando beneficiar diversos municípios.São recursos que ele está destinando para a aquisição de ambulâncias para os municípios de Caculé, Carinhanha, Encruzilhada e Livramento . Para o município de Vitória da Conquista o parlamentar apresentou emendas visando a construção de duas unidades de saúde e repasse de recursos para custeio da Santa Casa de Misericórdia e da Apae.