Por Joana D’Arck
O deputado Zé Raimundo se pronunciou no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), diante da celeuma em torno de declaração do governador Rui Costa à imprensa, sobre suposta cobrança de mensalidade na universidade pública. Ele assegurou que tudo não passou de um equívoco e que o governador comunga com a tese nacional seu partido, o PT, que defende a universidade pública e gratuita como um dever do estado. “O Brasil é que não tem ainda melhor forma de bancar o ensino público e gratuito, que é cobrando imposto sobre grandes fortunas”, defendeu.
No mesmo pronunciamento, o deputado criticou duramente a política internacional do Governo Bolsonaro, “que cria problemas diplomáticos e de ordem de relações econômicas no contexto internacional, criando confusão com a China, Oriente Médio, América Latina e países africanos, e vem com uma postura ideológica equivocada, prejudicando até o segmento que o apoiou eleitoralmente, que é o agronegócio”.
Contrapondo essa balbúrdia internacional do presidente, o governador Rui Costa dá uma verdadeira aula de como deve ser a política econômica internacional, segundo Zé Raimundo, conseguindo parceria e investimentos dos Estados Unidos e da China com o estado da Bahia, para as áreas da piscicultura, da energia eólica e solar, além da educação e saúde, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. “O governador Rui Costa vai trazer um cenário mais positivo para a Bahia, também continuando a investir em obras importantes como a Fiol (Ferrovia Oeste/Leste), o Porto Sul e a ponte Salvador/Itaparica”, exaltou.