redacao@jornaldosudoeste.com

ZEUS

Publicado em

Zeus foi o nome escolhido por Fábio (genro) e Vanusa (filha)  Hora,  para nominar o filhote do  cachorro  da  raça  Shih-tzu, que adquiriram.

  Shih-tzu é uma raça de pequenos cães,  de pelo longo, originária do Tibete e China.   Brincalhão,  de comportamento alegre, dócil e sociável,  companheiro e  interage com as crianças. Gostam de carinho,  mas é preciso ter cuidado,  para não machucar o animal. Diz o adágio:  “ O cachorro é o melhor amigo do homem”.

CUIDADOS:

 Fazer escovação cerca de duas vezes por semana. É necessário usar uma escova e um pente para manter a beleza de seu pelo longo e abundante;

 Não exigem banhos frequentes, podendo ser banhados conforme a necessidade;

Os dentes  devem ser escovados no mínimo uma vez por semana, mas se for possível diariamente;

Por serem muito ativos, é importante manter as unhas aparadas e bem cuidadas;

Adoram brincar,  é necessário  dar a eles brinquedos para que tenham sempre com o que se distrair.

Pelo seu porte pequeno, se adapta bem em apartamentos , local de pouco espaço.

Em homenagem ao canino  transcrevo  da literatura da  mitologia grega a lenda  do deus mitológico  Zeus:

ZEUS, aquele que adquiriu a preeminência sobre todos os deuses mitológicos. Originalmente era apenas um deus  mais temível que os outros. Séculos depois, a história de mitos e de tradições diversas o consagrou como o primeiro entre os deuses, ignorando os demais.. Mais tarde ganhou  hierarquia entre os deuses, no topo da qual Zeus acabou  por se impor.

Originalmente , Zeus era o deus dos fenômenos atmosféricos aquele que ilumina o céu , o cobre de nuvens,  que dispensa sobre a terra chuva e neve, que lança relâmpagos e faz trovejar.

Num país como a Grécia  onde a agricultura predominava , o  poder de um deus  sobre elementos incontrolados, dispensadores de flagelos ou da fertilidade,  era de grande importância.

 Com Homero e depois com Hesíodo, Zeus adquiriu ,  a sua personalidade definitiva. Homero o definiu como  o primeiro dos deuses e o soberano supremo dos mortais em cuja atividade ele se intromete por vezes. Hesíodo , por seu lado, contribuiu  para acentuar a primazia de Zeus concedendo-lhe uma genealogia e mitos.

Filho de Crono e Reia, Zeus foi salvo da voracidade infanticida de seu pai, pela mãe, que o confinou aos Coribantes, aos Curetes e à cabra Amalteia. Chegado à idade adulta ele obrigou o pai a restituir os irmãos e as irmãs que tinha devorado: Posídon, Hades, Héstia, Deméter e  Hera. Depois  libertou os Ciclopes e os Hecatonquiros.

Sucedeu a Crono , mas sustentou um terrível luta contra os Gigantes,  revoltados para estabilizar, de modo definitivo , a sua soberania sobre os deuses. Zeus, então para  assegurar sua  posteridade,  desposou sucessivamente, Metis, a Razão, de quem teve Atena; Témis, a mãe das Moiras; Deméter, sua irmã, e  mãe de Perséfone; Mnemósine , mãe das Musas; Afrodite, mãe das Graças; Latona, que  gerou Apolo e Ártemis;  e Hera que ficou como sua esposa legítima e lhe deu Hebe, Ares e Hefesto. Além destas Zeus teve inúmeras aventuras com mortais, que puseram no mundo  a raça dos heróis  e dos semideuses. Assegurou, entre os deuses e os homens, uma hierarquia que beneficiava o seu poder.

Depois de flutuações  e transformações de uma terra em plena   criação, após as lutas entre os deuses  primordiais  e a anarquia que daí advinha, Zeus  apareceu como a imagem da acalmia da ordem, da sabedoria e da Justiça. As regras   que elaborou  para os céus e para os deuses, Zeus,   estabeleceu-as   igualmente nas sociedades terrestres. Os reis governaram, a partir de então, as cidades e os povos. Todos lhe prestavam contas, Zeus pode tomar para si, os dois títulos desejados de “ pai dos  deuses” e “ pai dos homens.

Foi Consagrado  como deus universal, senhor  de todos os bens celestes e terrestre . Dele Tudo procede:  tem epítetos e sobrenomes sem conta que indicam, todas as funções ou as localidades onde é honrado.

Reina com majestade, rodeado pelos seus atributos normais e soberanos: a águia, o trovão, e a vitória.

Assim o representa a célebre estatua de Zeus que lhe dá, para sempre, esta suprema grandeza de que ele é o único, entre deuses e homens, a possuir a marca.

1 comentário em “ZEUS”

  1. I gave https://www.cornbreadhemp.com/products/cbda-oil a whack at with a view the maiden previously, and I’m amazed! They tasted distinguished and provided a be under the impression that of calmness and relaxation. My emphasis melted away, and I slept outstrip too. These gummies are a game-changer for me, and I extremely endorse them to anyone seeking spontaneous stress recess and better sleep.

    Responder

Deixe um comentário